Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11291
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucasmaximianodeoliveira.pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2841285378282965pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1521415154053348pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Mateus Balbino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2453670728817949pt_BR
dc.creatorOliveira, Lucas Maximiano de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9345163293729324pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T19:43:28Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2019-11-18T19:43:28Z-
dc.date.issued2019-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11291-
dc.description.abstractTeaching mathematics and, more specifically, Euclidean geometry in regular teaching has not been easy for many teachers, as they are often seen by students as uninteresting and involving too much abstraction. In order to improve teaching and, especially, to encourage the continuous formation of teachers, since these are the main diffusers of mathematics, this work concisely brings fractal geometry. A geometry based on its emergence, to understand forms of nature that do not fit into Euclidean geometry, the so-called fractals. Throughout the work is presenting a brief history, some important definitions for its study and soon thereafter are proposed activities for the classroom, often with the help of technology, which is a great ally in teaching, not only mathematics, but of any discipline. Thus, the activities bring this geometry "unknown", but that instigates the student, since it is dynamic and at the same time, rests on Euclidean geometry.pt_BR
dc.description.resumoEnsinar matemática e, mais especificamente, a geometria euclidiana no ensino regular, não tem sido fácil para muitos professores, pois, muitas vezes, elas são vistas por parte do alunos como algo desinteressante e que envolve muita abstração. Afim de aprimorar o ensino e, principalmente, incentivar a formação continuada de professores, pois esses são os principais difusores da matemática, esse trabalho, traz de forma concisa, a geometria fractal. Uma geometria que tem como base no seu surgimento, entender formas da natureza que não se enquadram na geometria euclidiana, os chamados fractais. Ao longo do trabalho é apresentando um breve histórico, algumas definições importantes para o seu estudo e logo em seguida, são propostas atividades para a sala de aula, muitas vezes com o auxílio da tecnologia, que é uma grande aliada no ensino, não só de matemática, mas de qualquer disciplina. Sendo assim, as atividades trazem essa geometria "desconhecida", mas que instiga o estudante, visto que ela é dinâmica e ao mesmo tempo, se apoia na geometria euclidiana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectFractalpt_BR
dc.subjectAtividadespt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectFractalpt_BR
dc.subjectActivitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma proposta de geometria de fractais para a sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons