https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11258
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sandraonoratadapaixaoreis.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mees, Leonardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2021238762091968 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Corte, Viviana Borges | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araújo, João Paulo Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280442400037283 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Assis, Girley Francisco Machado de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4700230576393898 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Silva, Jaqueline Carla Valamiel de Oliveira e | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Reis, Sandra Onorata da Paixão | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8792781901409290 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-07T11:20:40Z | - |
dc.date.available | 2019-11-06 | - |
dc.date.available | 2019-11-07T11:20:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11258 | - |
dc.description.abstract | One of the biggest hindrances faced while teaching biology lays on developing pedago-gical practices able to create an integration link between scientific knowledge and the student's daily life, in order to combine biology, conceptual science (logos), with lived life phenomenon (bios). Most of the time, biology teachers find themselves stuck to the contents of curriculum plans, and when they sometimes try to exemplify or contextuali-ze some of the discipline's concepts, the classroom ends up scattered in very seemingly disconnect subjects. So, how to combine the concepts of biology with the students life's situation? In Paulo Freire we find this pedagogical concern about integrating lived life and studied life, for him, an authentic education is made in the relation between educa-tor and student, mediated by the world. The teacher no longer holds the knowledge and values the previous cognizance that the student brings in the baggage. The Freirean pro-posal of "generating themes" will permeate the learning process, breaking up with the paradigms of a traditional education, since its choice must start from an investigation of the world of the student, that is, from the study of its limiting situations and its histori-cal-cultural context of life (bios). On this pedagogical perspective, the biology teacher can play an important role in the formation of critical citizens, who, assuming their for-mation as a process of constant liberation, understand and transform the whole of life (as individual and society). | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos grandes desafios do ensino de Biologia consiste em desenvolver práticas peda-gógicas capazes de criar um elo de integração entre o conhecimento científico e o coti-diano vivido pelo aluno, de modo a conjugar a bio-logia, a ciência conceitual (logos) com o fenômeno da vida vivida (bíos). Na maioria das vezes, os professores de Biologia ficam engessados pelos conteúdos dos planos curriculares e se sentem desmotivados e despreparados a conjugar os conceitos da Biologia com a situação de vida dos alunos. Reflexos da vida social e de seus conflitos valorativos se mostram diariamente em sala de aula. Compete aos profissionais da educação analisar e lidar produtivamente com estes reflexos sócio-culturais. A proposta pedagógica de Paulo Freire dos “temas gera-dores” traz para dentro do ensino escolar uma articulação entre os conteúdos escolares e os temas que permeiam o cotidiano e que geram obstáculos ao ser mais da vida, permi-tindo a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Abordare-mos aspectos relevantes que contribuirão para a ressignificação de práticas educativas tradicionais e para contextualização e aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno, a fim de despertar uma tensão crítica entre suas situações limitantes e seu contex-to histórico-cultural. Nessa perspectiva, o professor de Biologia pode desempenhar um papel importante na formação de cidadãos críticos, que, assumindo sua formação como processo de libertação constante, compreendem e trans-formam o todo da vida (indiví-duo e sociedade). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Problematização | pt_BR |
dc.subject | Temas gerado-res | pt_BR |
dc.subject | Trans-formação | pt_BR |
dc.subject | Biology teaching | pt_BR |
dc.subject | Contextualization | pt_BR |
dc.subject | Problematization | pt_BR |
dc.subject | Generator themes | pt_BR |
dc.subject | Transformation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Contribuição de Paulo Freire para o ensino-aprendizagem de biologia: os temas geradores como procedimento dia-lógico de compreensão do todo da vida (BÍOS) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License