Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11258
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandraonoratadapaixaoreis.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mees, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021238762091968pt_BR
dc.contributor.referee1Corte, Viviana Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, João Paulo Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5280442400037283pt_BR
dc.contributor.referee3Assis, Girley Francisco Machado de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4700230576393898pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Jaqueline Carla Valamiel de Oliveira e-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorReis, Sandra Onorata da Paixão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8792781901409290pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-07T11:20:40Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2019-11-07T11:20:40Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11258-
dc.description.abstractOne of the biggest hindrances faced while teaching biology lays on developing pedago-gical practices able to create an integration link between scientific knowledge and the student's daily life, in order to combine biology, conceptual science (logos), with lived life phenomenon (bios). Most of the time, biology teachers find themselves stuck to the contents of curriculum plans, and when they sometimes try to exemplify or contextuali-ze some of the discipline's concepts, the classroom ends up scattered in very seemingly disconnect subjects. So, how to combine the concepts of biology with the students life's situation? In Paulo Freire we find this pedagogical concern about integrating lived life and studied life, for him, an authentic education is made in the relation between educa-tor and student, mediated by the world. The teacher no longer holds the knowledge and values the previous cognizance that the student brings in the baggage. The Freirean pro-posal of "generating themes" will permeate the learning process, breaking up with the paradigms of a traditional education, since its choice must start from an investigation of the world of the student, that is, from the study of its limiting situations and its histori-cal-cultural context of life (bios). On this pedagogical perspective, the biology teacher can play an important role in the formation of critical citizens, who, assuming their for-mation as a process of constant liberation, understand and transform the whole of life (as individual and society).pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios do ensino de Biologia consiste em desenvolver práticas peda-gógicas capazes de criar um elo de integração entre o conhecimento científico e o coti-diano vivido pelo aluno, de modo a conjugar a bio-logia, a ciência conceitual (logos) com o fenômeno da vida vivida (bíos). Na maioria das vezes, os professores de Biologia ficam engessados pelos conteúdos dos planos curriculares e se sentem desmotivados e despreparados a conjugar os conceitos da Biologia com a situação de vida dos alunos. Reflexos da vida social e de seus conflitos valorativos se mostram diariamente em sala de aula. Compete aos profissionais da educação analisar e lidar produtivamente com estes reflexos sócio-culturais. A proposta pedagógica de Paulo Freire dos “temas gera-dores” traz para dentro do ensino escolar uma articulação entre os conteúdos escolares e os temas que permeiam o cotidiano e que geram obstáculos ao ser mais da vida, permi-tindo a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Abordare-mos aspectos relevantes que contribuirão para a ressignificação de práticas educativas tradicionais e para contextualização e aproximação dos conteúdos com a realidade do aluno, a fim de despertar uma tensão crítica entre suas situações limitantes e seu contex-to histórico-cultural. Nessa perspectiva, o professor de Biologia pode desempenhar um papel importante na formação de cidadãos críticos, que, assumindo sua formação como processo de libertação constante, compreendem e trans-formam o todo da vida (indiví-duo e sociedade).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectTemas gerado-respt_BR
dc.subjectTrans-formaçãopt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectProblematizationpt_BR
dc.subjectGenerator themespt_BR
dc.subjectTransformationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleContribuição de Paulo Freire para o ensino-aprendizagem de biologia: os temas geradores como procedimento dia-lógico de compreensão do todo da vida (BÍOS)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons