https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11246
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monicamenezeslopim.pdf | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rizzuti, Bruno Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3138405715848726 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Gonçalves, Bruno | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valadares, Eduardo de Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7105492812353123 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valle, Jose Luiz Matheus | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5876650501587670 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Elaine Aparecida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1772617542712581 | pt_BR |
dc.creator | Lopim, Mônica Menezes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288685014109500 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T13:22:53Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30 | - |
dc.date.available | 2019-10-30T13:22:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11246 | - |
dc.description.abstract | This study presents the scope of learning physical concepts related to the experimental educational product LuDiCo (acronym for comparative didactic luximeter). This device is used to compare measurements made in three different lamps. It thus enables one to decide which of them is the most energy efficient. The LuDiCo also enables the study of frequency and energy through the luminous intensity of the dimmerized incandescent lamp connected to the photo sensor and the number of LEDs with different colors activated forming a scale. This research presents at its base the methodological pluralism that favors the structuring of a didactic sequence adaptable to the needs of the students. Emphasis is placed on the use of methods: meaningful learning and research teaching. The didactic sequence was applied in regular high school classes of a state school in the western region of the municipality of Juiz de Fora. This dissertation highlights that the combination of technologies present in everyday life or of scientific use, associated with investigative pedagogical methods in which students construct their knowledge in a more autonomous way, allows efficient learning through motivation and active learning. It is important to emphasize the importance of relating the knowledge provided by the school environment to first-hand experiences, as it makes clear the importance of science teaching, especially Physics Teaching. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta o alcance da aprendizagem de conceitos físicos relacionados ao produto educacional experimental LuDiCo (acrônimo para luxímetro didático comparativo) que propõe a comparação de medições realizadas em três lâmpadas diferentes, que desta forma possibilita indicar qual destas é a mais eficiente energeticamente. O LuDiCo também proporciona o estudo entre frequência e energia através da intensidade luminosa da lâmpada incandescente dimerizada conectada ao fotosensor e ao número de cores de LEDs (diodo emissor de luz) acesos na escala (painel). Esta pesquisa apresenta em sua base o pluralismo metodológico que favorece a estruturação de uma sequência didática adaptável às necessidades dos estudantes em que esta será aplicada. Destaca-se a ênfase no emprego dos métodos: aprendizagem significativa e o ensino por investigação. A sequência didática foi aplicada em turmas de ensino médio regular de uma escola estadual na região oeste do município de Juiz de Fora. Esta dissertação ressalta que a junção da utilização de tecnologias, sejam para uso cotidiano ou até mesmo científico, associados a métodos pedagógicos investigativos em que os alunos constroem seus conhecimentos de forma mais autônoma, oportuniza a aprendizagem eficiente através da motivação e participação ativa dos discentes. Deve-se ressaltar a importância de relacionar os saberes do ambiente escolar com as vivências do indivíduo pois revela-se neste processo, argumentos eficientes para defender o ensino de ciências, em especial, o Ensino de Física. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Eficiência energética de lâmpadas | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática plurimetodológica | pt_BR |
dc.subject | Physics education | pt_BR |
dc.subject | Energy efficiency of lamps | pt_BR |
dc.subject | Plurimethodological didactic sequence | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Eficiência energética de lâmpadas: construção e aplicação de luxímetro didático comparativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License