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dc.contributor.advisor1Rocha, Enilce do Carmo Albergaria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909251671987785pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra-Perez, Carolina dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1222694716511355pt_BR
dc.contributor.referee2Aragão, Daniela Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1562175302883780pt_BR
dc.creatorDornelas, Alessandra Aparecida Muniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9062665405588466pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T13:05:55Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-10-30T13:05:55Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11237-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la representación de la mujer negra en la literatura negro-brasileña de autoría femenina, bien como acerca de las consecuencias que esas representaciones traen a la vida de tales mujeres, que por mucho tiempo han sido retratadas por la literatura de manera estereotipada, siendo desconsideradas como sujeto político, dueñas de sus pensamientos y discursos. Buscamos demostrar a la mujer negra que rompe con los silencios y con las funciones prestablecidas que han sido impuestas a ella. Como objeto de análisis, utilizaremos la pieza de teatro de Cidinha da Silva, Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas (2014), partes del libro Os nove pentes de D’ África (2009), algunos cuentos del libro Cada tridente em seu lugar (2010); y el libro de cuentos Olhos d’água, de la escritora Conceição Evaristo, publicado en el año de 2014. Nuestra investigación busca reflexionar sobre lo que hay de común entre esas mujeres, personajes y escritoras. Para que realicemos esa tarea, utilizaremos como referencial teórico y crítico, intelectuales negras y feministas, tales como Sueli Carneiro (2017), Nilma Lino Gomes (2012), Angela Davis (2017), bell hooks (1995), Mirian Cristina Santos (2018), las cuales nos sirven de soporte en el análisis de la trayectoria de la mujer negra tanto en la literatura, como en el estudio de las temáticas comunes a las dos obras. En síntesis, nuestro trabajo busca traer al centro de la discusión la deuda histórica que el feminismo tiene con esas mujeres, bien como la literatura, que durante mucho tiempo ha contribuido para el silenciamiento de la población negra, reproduciendo en el campo literario la realidad de una sociedad racista, sexista y machista.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação da mulher negra na literatura negro-brasileira de autoria feminina, bem como as consequências que essas representações trazem para a vida dessas mulheres, que por muito tempo foram retratadas pela literatura de forma estereotipada, sendo desconsideradas enquanto sujeito político, donas de seus pensamentos e discursos. Procuramos demonstrar a mulher negra que rompe com os silêncios e com as funções preestabelecidas que foram impostas a ela. Através da leitura da obra de Cidinha da Silva, percebemos um perfil comum à mulheres negras descritas por ela, dessa forma foram selecionados para compor o corpus analítico desta dissertação: a peça de teatro Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas (2014), trechos do livro Os nove pentes D’África (2009), e alguns contos do livro Cada tridente em seu lugar (2010); junto com esses será analisado o livro de contos Olhos d’água, da escritora Conceição Evaristo, publicado em 2014. Nossa pesquisa busca refletir sobre o que há de comum entre essas mulheres, personagens e escritoras. Para realizarmos essa tarefa, utilizaremos como referencial teórico e crítico, intelectuais negras e feministas, tais como Sueli Carneiro (2017), Nilma Lino Gomes (2012), Angela Davis (2017), bell hooks (1995), Mirian Cristina Santos (2018), as quais nos servem de suporte na análise da trajetória da mulher negra tanto na literatura, quanto no estudo das temáticas comuns as duas obras. Em síntese, nosso trabalho buscar trazer para o cerne da discussão a dívida histórica que o feminismo tem com essas mulheres, bem como a literatura, que durante muito tempo contribuiu para o silenciamento da população negra, reproduzindo no campo literário a realidade de uma sociedade racista, sexista e machista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura negro-brasileirapt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectLiteratura negro-brasileñapt_BR
dc.subjectFeminismo negropt_BR
dc.subjectMujeres negraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA representação do feminino negro na escrita de Cidinha da Silva e Conceição Evaristopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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