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dc.contributor.advisor1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0798619048101709pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Andréia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Telma Ferraz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358658346044158pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Luciane Manera-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.creatorMüller, Analina Alves de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273676110903911pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T13:02:16Z-
dc.date.available2019-10-29-
dc.date.available2019-10-30T13:02:16Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11235-
dc.description.abstractThe discussion about interdisciplinary practices in teaching and learning processes are gaining place in the education area and in the context of the literacy cicle. The theme is strengthened as a possibility of literacy intensification immersed in social language practices through different integration language axles for enlargement of language capacities through the different curricular components.This research circumscribes itself in the analysis of formation exercise books of a national program of literacy teachers' formation called National Pact For the Literacy in the Certain Age (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC). We have the objeto to understand the way that PNAIC exercise books proposes an interdisciplinary practice in literacy process. The theoretical methodology basis which gives support to the work is the Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), which principles is to demonstrate that practices of language are the main instruments of human development. We use presuppositions theories represented by the authors Bronckart (2009), Dolz and Scnheuwly (2004), Stutz and Cristovão (2011), You strike (2003, 2007, 2016). IN this way, we analyse the concepts of literacy, textual types and interdisciplinarity and we examine educational proposals for literacy on reports of experiences narrated in the exercise books, we list axles of Portuguese language teaching, as well as capacities of privileged language in didactical purposes. We use documentary analysis like methodology of work and proceeding of analysis, we resort to the Continuation of Thematic Direction and Continuation of Thematic Treatment (SOT-STT) to understand speeches in interdisciplinary tendencies. The results showed that program has a tendency of formation which enables a perspective of literacy that enables systematization of the SEA, from social practices permeated by genres.pt_BR
dc.description.resumoA discussão sobre práticas interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem vêm ganhando expansão na área educacional e no âmbito do ciclo de alfabetização a temática se fortalece como uma possibilidade de intensificação de uma alfabetização imersa em práticas sociais de linguagem através da integração dos diferentes eixos da língua para ampliação das capacidades de linguagem por meio dos diferentes componentes curriculares. Esta pesquisa se circunscreve na análise dos cadernos de formação de um programa nacional de formação de professores alfabetizadores denominado Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Temos por objetivo compreender de que modo os cadernos do PNAIC propõem uma prática interdisciplinar no processo de alfabetização. A base teórico-metodológica que dá suporte ao trabalho é o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que tem como um de seus princípios demonstrar que as práticas de linguagem são os principais instrumentos de desenvolvimento humano. Usamos como pressupostos teorias representadas pelos autores Bronckart (2009), Dolz e Scnheuwly (2004), Stutz e Cristovão (2011), Soares (2003, 2007, 2016). Com base nesses vieses, analisamos os conceitos de alfabetização, letramento, gêneros textuais e interdisciplinaridade, examinamos as propostas didáticas para alfabetização com base em relatos de experiências narrados nos cadernos, elencamos os eixos do ensino da língua portuguesa, bem como as capacidades de linguagem privilegiados nas propostas didáticas. Utilizamos a análise documental como metodologia de trabalho e como procedimento de análise recorremos ao Seguimento de Orientação Temática e ao Seguimento de Tratamento Temático (SOT-STT) para compreendermos os discursos quanto às tendências interdisciplinares. Os resultados mostraram que o programa possui uma tendência de formação que viabiliza uma perspectiva de alfabetização que envolve a sistematização do SEA, a partir de práticas sociais permeadas por gêneros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas interdisciplinares no processo de alfabetização: uma análise sobre as propostas didáticas do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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