https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11205
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diegozavolialves.pdf | 29.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andreazzi, Ana Eliza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Patrícia Elaine de | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Hussen | - |
dc.creator | Alves, Diego Zavoli | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-24T12:04:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-01 | - |
dc.date.available | 2019-10-24T12:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11205 | - |
dc.description.abstract | The active teaching methodologies are increasingly present in the various fields and levels of education, ensuring the centrality of student learning, changing its passive position to active in the process and aiming for its integral development, not only from his academic knowledge, but also of the skills needed to develop their own life in society. Thus, the present work aims to develop an educational material containing a didactic sequence. This is the product to be used as an aid to teachers, supplying the information needs about the implementation of the Problem-Based Learning methodology in the approach to obesity, presenting an experience report regarding its application, within the discipline of Biology, whose programmatic content meets the proposed theme, in a class of the second year of high school in the State of Rio de Janeiro. The application of the PBL methodology was structured in a learning cycle composed of a sequence of specific moments, initially using a problem situation related to obesity. Students with their prior knowledge, individual research, and information sharing with their peers seek to reach and present the appropriate solution to the problem, and become able to disseminate the learning gained to other classes in the school unit. The teacher during the process should act as tutor and mediator, to direct the PBL methodology, so that the proposed learning objectives are achieved. | pt_BR |
dc.description.resumo | As metodologias ativas de ensino estão cada vez mais presentes nos diversos campos e níveis da educação, garantindo a centralidade da aprendizagem ao aluno, mudando sua posição passiva para ativa no processo e almejando o seu desenvolvimento integral, não somente de seu conhecimento acadêmico, mas também de habilidades necessárias ao desenvolvimento de sua própria vida em sociedade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um material educacional contendo uma sequência didática. Este é o produto a ser utilizado como um instrumento de auxílio aos professores, suprindo as necessidades de informação acerca da implementação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas na abordagem do tema obesidade, apresentando um relato de experiência referente à sua aplicação, dentro da disciplina de Biologia, cujo conteúdo programático vai ao encontro do tema proposto, em uma turma do segundo ano do ensino médio no Estado do Rio de Janeiro. A aplicação da metodologia PBL foi estruturada em um ciclo de aprendizagem composto por uma sequência de momentos específicos, utilizando inicialmente uma situação problema relacionada à obesidade. Os alunos com os seus conhecimentos prévios, pesquisas individuais e compartilhamento de informações com seus companheiros de grupo buscam alcançar e apresentar a solução adequada ao problema, e se tornam capacitados para disseminar a aprendizagem adquirida para outras turmas da unidade escolar. O professor durante o processo deve exercer o papel de tutor e mediador, para direcionar a metodologia do PBL, de modo que os objetivos de aprendizagem propostos sejam atingidos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB – Instituto de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.program | - | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Obesidade | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Active methodology | pt_BR |
dc.subject | Obesity | pt_BR |
dc.subject | Biology | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Utilização da metodologia ativa PBL - Problem Based Learning - para abordagem da obesidade nas aulas de biologia do ensino médio em escola pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License