Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11196
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
neusasetubalmonteiro.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Sant'Anna, Priscila Fernandes-
dc.creatorMonteiro, Neusa Setúbal-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-24T11:59:23Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-24T11:59:23Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11196-
dc.description.abstractThe present dissertation it was developed in the ambit of the Professional Master Degree in Administration and Evaluation of the Public Education (CAEd/UFJF). A school administration case was studied and it discusses about the challenges of the Socioemotional Competencies Development in the scholar curriculum of an Integral Secondary School in Ceará. This research aimed to investigate the causes of the difficulties found in the implantation of the educational methodology Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS, especially in the Socioemotional Competencies Development. It is assumed as hypotheses that the knowledge lack on NTPPS, the irregular administration of the resources in that school and the insufficient formation and accompaniment for the teachers work contributed to increase the difficulties. Therefore, an exploratory and qualitative research were accomplished in which it was used the following methodology: interviews with teachers, former-teacher, former-director and former-coordinator; meeting including the teachers that acted in 2018, the former-teacher and the pedagogic school coordinator; participant observation in the classrooms and interviews with the teachers that acted in 2019; application questionnaires addressed the students, considering the observation in the classroom; interview with the pedagogic school coordinator that accompanies NTPPS and with the school administrative-financial adviser; participant observation in the collective planning. Besides, after the accomplishment of the research it was given to the school an action plan that intends to offer continuous formation to the NTPPS teachers, as well as formation to the guiding teachers of research projects. The service of psychological support was also contemplated by the actions of the plan to the NTPPS teachers, the school schedule adaptation, in order to make possible the planning and the accompaniment pedagogic, finally, the construction of a document reference for acquisition of pedagogic material for the curricular component researched.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os desafios do desenvolvimento das competências socioemocionais como parte curricular em uma escola de Ensino Médio em tempo integral do Ceará. Os objetivos definidos para este estudo foram investigar as causas das dificuldades encontradas na implantação da escola em tempo integral, em especial no desenvolvimento das competências socioemocionais, através do componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas sociais - NTPPS. Assumimos como hipóteses que a falta de conhecimento sobre o NTPPS, a má gestão dos recursos por parte dos gestores e a ausência de formação e de acompanhamento para os professores contribuíram para que as dificuldades fossem maiores. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória seguida da pesquisa qualitativa nas quais utilizamos a seguinte metodologia: entrevistas estruturadas com professores, ex-professora, ex-diretor e ex-coordenadora; reunião incluindo os professores que atuaram em 2018, a ex-professora e a coordenadora pedagógica da escola; observação participante nas salas de aula; entrevistas semiestruturadas com os professores que atuaram em 2019, direcionadas a partir da observação realizada; aplicação de questionários direcionados aos alunos, também considerando a observação feita em sala de aula; entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da escola que acompanha o NTPPS e com o assessor administrativo-financeiro da escola; observação participante nos planejamentos coletivos. Além disso, após a realização da pesquisa foi entregue à escola um plano de ação que propõe oferecer formação continuada aos professores de NTPPS, bem como formação aos professores orientadores de projetos de pesquisa. Nas ações do plano também são contemplados o serviço de apoio psicológico aos professores de NTPPS, a adaptação do horário escolar, a fim de possibilitar o planejamento e o acompanhamento pedagógico coletivos e, finalmente, a construção de um documento-referência para aquisição de material pedagógico para o componente curricular pesquisado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectCompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivaspt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectSocioemotional competenciespt_BR
dc.subjectCognitive abilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desafio do desenvolvimento das competências socioemocionais como parte curricular em uma escola de ensino médio em tempo integral do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.