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dc.creatorPalma, Pamella Valente-
dc.creatorLeite, Isabel Cristina Gonçalves-
dc.creatorGreco, Rosangela Maria-
dc.date.accessioned2019-10-24T11:40:30Z-
dc.date.available2019-05-20-
dc.date.available2019-10-24T11:40:30Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage100pt_BR
dc.citation.epage107pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201900010089pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11189-
dc.description.abstractBackground Active workers constitute an important part of the population that demand health services. The study of the relationship between oral health and work aims to improve quality of life and professional performance. Objective to associate the work ability and oral health-related quality of life of technical-administrative personnel in education of a higher education institution in Minas Gerais. Method cross-sectional study with 833 employees. Collected identification data, socioeconomic and demographic, self-perception and morbidity in oral health. The impact of oral health on quality of life was assessed by the Oral Health Impact Profile (OHIP-14) and the ability to work by the Work Capability Index (WAI). Data analyzed by the Mann-Whitney test and Spearman's correlation coefficient. Results 83% of respondents had great or good ability to work. Positive and significant correlation of self-perception of oral health with self-perception of general health (p <0.001), and negative correlation with CTI (p = 0.026). In the regression analysis, total WAI remained significant for the physical pain domain of OHIP-14. Conclusion ability to work was associated with the physical pain domain. Sociodemographic and self-perception conditions also impacted the quality of life associated with oral health.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução Trabalhadores ativos constituem uma parcela importante da população que demanda os serviços de saúde. O estudo da relação entre saúde bucal e trabalho visa à melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional. Objetivo associar a capacidade para o trabalho com a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de técnicos administrativos em educação de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais. Método estudo transversal com 833 funcionários, com os quais foram coletados dados de identificação, socioeconômicos, demográficos, autopercepção e morbidade em saúde bucal. O impacto da saúde bucal na qualidade de vida foi avaliado pelo Oral Health Impact Profile (OHIP-14), e a capacidade de trabalho, pelo Índice de Capacidade para o Trabalho (ICT). Os dados foram analisados pelos testes Mann-Whitney e coeficiente de correlação de Spearman. Resultados 83% dos entrevistados possuíam ótima ou boa capacidade para o trabalho. Houve correlação positiva e significativa da autopercepção da saúde bucal com a autopercepção da saúde geral (p < 0,001) e negativa com o ICT (p = 0,026). Na análise de regressão, ICT total permaneceu significativo para o domínio dor física do OHIP-14. Conclusão capacidade para o trabalho foi associada ao domínio dor física. Condições sociodemográficas e de autopercepção também impactaram na qualidade de vida associada à saúde bucal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisher-pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initials-pt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Saúde Coletivapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectAvaliação da capacidade de trabalhopt_BR
dc.subjectOdontologia do trabalhopt_BR
dc.subjectOral healthpt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectOccupational healthpt_BR
dc.subjectWork capacity evaluationpt_BR
dc.subjectOccupational dentistrypt_BR
dc.subject.cnpq-pt_BR
dc.titleAssociação entre a qualidade de vida relacionada à saúde bucal e a capacidade para o trabalho de técnicos administrativos em educação: um estudo transversalpt_BR
dc.title.alternativeAssociation between oral health-related quality of life and work ability of technical-administrative in education: a cross-sectional studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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