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dc.contributor.advisor1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes , Rodrigo Geraldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275813674019327pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Thenner Freitas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Misael Furtado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T20:14:39Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2019-10-14T20:14:39Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11155-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho vem buscar práticas pedagógicas alternativas experimentais para trabalhar com alunos que apresentam deficiência intelectual. Após uma avaliação diagnóstica realizada juntamente com as especialistas da escola verificou-se que os índices de alunos com deficiência intelectual do 6º ao 9º anos são bastante elevados. Pautei-me em trabalhar essas novas práticas que proponho nesse trabalho, com os alunos do 7º ano B, por verificar em seus PDIs a necessidade de se criar alternativas pedagógicas para que a inclusão desses alunos em salas regulares fosse um processo real. A partir de leituras de textos relacionados a deficiência intelectual e da observação contínua fez-me constatar a importância de aproximar desses alunos os mais diversos conteúdos da realidade vivenciada pelos mesmos, já sabendo previamente, que esses possuem uma dificuldade cognitiva de aprendizado. Foquei essas novas práticas pedagógicas alternativas experimentais no conteúdo de História, procurando sempre trabalhar com esses alunos as múltiplas competências e a questão da interdisciplinaridade. Observou-se que as tradicionais práticas utilizadas pelos docentes, nos mais diversos conteúdos, necessitavam de um aperfeiçoamento diante da realidade constatada e tais práticas não acompanham mais aquilo que se faz necessário para que os alunos deficientes ou não, tenham interesse pelas disciplinas e, portanto, esse aprendizado que se encontra defasado deva ser repensado e novas práticas pedagógicas atreladas aos conteúdos aconteçam para aproximar os alunos de suas realidades no presente fazendo com que os mesmos percebam a necessidade de estarem aprendendo tais conteúdos e de que forma os mesmos possam ajudá-los a transformar suas vidaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas alternativas experimentaispt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas experimentais para atender os alunos com deficiência intelectual do 6º ao 9ºanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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