Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11120
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
francislandadealmeidafreitassoares.pdf411.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Quiossa, Amanda Sangy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424742707545368pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Marianna Panisset Pedreira Ferreira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708778573541687pt_BR
dc.creatorSoares, Francislanda de Almeida Freitas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:43:31Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-14T19:43:31Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11120-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem por objetivo apresentar o que foi estudado no curso de Mídias da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e foi elaborada buscando refletir sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental das escolas de Educação Básica dos anos iniciais do município de Leopoldina, Minas Gerais. É um relatório de dois produtos desenvolvidos para o curso de Mídias na Educação pautado por uma pesquisa bibliográfica utilizando as autoras Elizabete Ramalho Procópio (2017), Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro (2016) e Gercina Ângela Borém Lima (2007), como referências principais. Nossos alunos estão sempre conectados e gostam do uso de tecnologia e cabe ao professor aproveitar esses recursos de que dispõe para que suas aulas se tornem mais atrativas. Com base nesses argumentos a pesquisa foi feita através de estudo de textos sobre mídias, o uso das mídias, como elas estão sendo usadas e onde estão sendo usadas. O principal objetivo oi coletar dados que comprovem o uso dessas ferramentas em sala de aula, o que os professores pensam a respeito do uso dessas ferramentas e quais as possíveis dificuldades encontradas até o momento. Seu intuito é facilitar e auxiliar toda a escola para que esta seja dinâmica, atrativa e prazerosa para todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Além de destacar a importância das mídias como ferramentas para auxiliar no processo ensino-aprendizagem do Ensino fundamental dos anos iniciais. Despertar o interesse do professor em entender o que são as mídias e como utilizá-las a seu favor na sala de aula. Levar o professor a se adequar as possibilidades que a escola oferece. Motivar os alunos a desenvolver seu aprendizado com o auxílio das mídias de forma geral. Avaliar pontos positivos e negativos que são enfrentados tanto pelos professores quanto pelos alunos. Dinamizar as aulas ministradas tornando-as mais motivadoras para melhorar o processo ensino-aprendizagem. Com isso foram desenvolvidos dois produtos um ensaio fotográfico do projeto Escrevendo com o escritor executado na Escola Municipal Cirene Fernandes Valentim do município de Leopoldina e um hipertexto com uma entrevista feita com a professora Ângela Priscila de uma escola de Educação Básica dos anos iniciais do município de Leopoldina; tendo como objetivo a reflexão sobre a importância das mídias na educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMídias e o processo ensino-aprendizagem: como as mídias podem auxiliar no processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Appears in Collections:Especialização em Mídias na Educação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons