Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11117
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ellenaparecidaarlindo.pdf191.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Mata, Jhonatan Alves Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4615632494533159pt_BR
dc.creatorArlindo, Ellen Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:41:53Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-14T19:41:53Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11117-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoTrabalho baseado em dois produtos elaborados para prática docente com objetivo demonstrar como produzir conteúdo destinados ao uso em sala com educandos que precisem de intervenção através da adequação curricular, por exemplo, conforme a necessidade acadêmica de cada aluno, trazendo os recursos de mídias para a educação tornando o processo de ensino e aprendizagem dinâmico e instigante para aluno e também professor. Os produtos elaborados foram um tutorial de como criar um jogo adequado ao que o aluno precisa reforçar. Este é o caso do jogo Racha Cuca, mas da mesma forma que ele foi produzido também pode se fazer com outras disciplinas e ou usá-lo de forma interdisciplinar. Para o desenvolvimento do produto foi utilizado o aplicativo de mensagens WhatsApp para interagir com profissionais da educação da cidade de Varginha/MG. Onde foram trocadas experiências sobre os temas: adequação Curricular, Sexo e sexualidade e Bullying, assuntos voltados para a atualidade no Brasil. Cabe ressaltar que todas as observações foram feitas diante das práticas profissionais, por mim observadas em escolas públicas nas quais os recursos estão limitados, portanto reforça a ideia que não é necessário, mas sim empenho em utilizar melhor os recursos disponíveis para proporcionar aos educandos conteúdos adequados a sua necessidade educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConteúdospt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRecursos alternativos na educação: aplicação e desenvolvimento de ferramentas para adequação curricularpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Mídias na Educação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons