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dc.contributor.advisor1Veiga, Ana Lucia Werneck-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6717491813585627pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hara, Márcia Fernandes Pinheiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937347166713988pt_BR
dc.creatorSilva, Danilo Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:39:30Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-10-14T19:39:30Z-
dc.date.issued2019-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11113-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO trabalho aqui apresentado tem como objetivo geral compreender – pela visão do docente atuante no Ensino Médio e/ou em formação em cursos de Licenciatura – se a arte urbana se apresenta como possibilidade pedagógica. Desse objetivo, desdobram-se os seguintes: verificar se sujeitos da pesquisa percebem a arte urbana como possibilidade de intervenção pedagógica; e identificar os desafios apresentados em relação à implantação de práticas pedagógicas que extrapolam as paredes dos espaços escolares. Os estudos de Adolfo Tedesco, Pedro de Castro Hamann, Cristiano Lazzarin e Mariana Gontijo foram de suma importância para as discussões estruturadas nesse relatório. Em relação às temáticas ligadas à docência, foram essenciais os estudos de Mariano Enguita, Thiago Alves, José Marcelino de Rezende, bem como relatório da UNICEF que explicita dados sobre as realidades que circundam última etapa da Educação Básica. O universo aqui analisado compreendeu sujeitos recém-formados ou em formação em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esses sujeitos forneceram depoimentos e, consequentemente, materiais para serem analisados frente aos objetivos aqui propostos. Ou seja, verificar se a arte urbana manifestada em Belo Horizonte permitiria a construção de propostas pedagógicas em uma turma de Ensino Médio. Constatou-se que todos os sujeitos percebiam a arte urbana como um válido recurso pedagógico, e não somente as manifestações lotadas, por exemplo, em espaços de arte como museus. Além disso, verificou-se as distintas realidades dos estudantes como um desafio comum. Além do cuidado em se trabalhar com a arte urbana de modo a não fomentar, por exemplo, o censo comum e certos preconceitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleArte urbana como possibilidade de trabalho pedagógico: percepções de docentes do ensino médiopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
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