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dc.contributor.advisor1Apolônio, Ana Carolina Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7570808562726658pt_BR
dc.contributor.referee1Watanabe, Aripuanã Sakurada Aranha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496811099426136pt_BR
dc.contributor.referee2Damato Neto, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975321605437023pt_BR
dc.creatorCorrêa, Ygor Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142042768093860pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T17:06:01Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-10-08T17:06:01Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11048-
dc.description.abstractThe objective of this work was to identify the positive and negative points presented by students regarding the teaching-learning process in Biology, as well as their suggestions to improve it. A quantitative and qualitative questionnaire was applied to 60 students of two state institutions in the municipality of Ubá, Minas Gerais, and showed that the lack of interdisciplinary practices and activities, the excessive content, and traditional teaching were the main negative points about how Biology is taught and thus, are responsible for the high number of students stating that they have difficulty in learning and contextualizing specific contents. The students believe that more practical activities, availability and quality of resources offered by the schools, increased hour load, as well as better teaching didactics are the main points to be improved. However, when analyzed together, the research data allows us to infer that teacher didactics, much more than the use of different resources or practices, is the most relevant point in attracting the students’ interest for the subject and achieving a successful teaching-learning process. Thus, it can be concluded that, from the students’ viewpoint, infra- structure availability is not sufficient in Biology classes. Although this is a positive point, the adequate formation of the teachers is the most important factor, with them acting as the motivating agents of a contextualized and clearly interdisciplinary subject. Research such as this are important tools in the search for excellence in teaching as they allow to verify the applicability of basic educational precepts in legal documents; to perceive and understand the issue from the students’ point of view, seldom explored in studies involving Biology teaching ;and to indicate changes to be made in the licensing courses of Biology , necessary to improve the teaching –learning process and help other subject areas to carry out similar studies.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa objetivou-se a identificar os pontos positivos e negativos apresentados pelos alunos em relação ao ensino-aprendizagem de Biologia, assim como suas sugestões para melhorar a qualidade desse processo. Foi aplicado um questionário, de cunho quantitativo e qualitativo, a 60 alunos de duas instituições estaduais do município de Ubá, Minas Gerais, com o qual se pode verificar que a ausência de práticas e atividades interdisciplinares, o excesso de conteúdos e a forma tradicional como a Biologia ainda é ensinada são as maiores queixas dos discentes entrevistados em relação à aplicação da disciplina, e, portanto, podem ser apontadas como responsáveis pelo alto número de alunos que afirmaram possuir dificuldade em aprender e contextualizar determinados conteúdos. Para os discentes, um maior número de atividades práticas, disponibilidade e qualidade de recursos ofertados pelas escolas, aumento da carga horária da disciplina, além da didática dos professores são os principais pontos a serem melhorados na sua aplicação. Entretanto, quando analisados em conjunto, os dados da pesquisa permitem inferir que a qualidade da didática do professor, muito mais do que a utilização de diferentes recursos ou a aplicação de práticas, é o ponto mais relevante para o interesse do aluno pela disciplina e para a concretização do processo ensino-aprendizagem. Portanto, conclui-se que na visão dos alunos, não basta fornecer ao professor infraestrutura para as aulas de Biologia. Embora este seja um ponto positivo, para que seja ministrada a disciplina, o mais importante é a formação adequada do professor, de forma que este seja o agente de motivação para uma disciplina que seja contextualizada e claramente interdisciplinar. Pesquisas como esta são importantes ferramentas na busca pela excelência do ensino, pois permitem verificar a aplicabilidade ou não de preceitos básicos à educação presentes nos documentos legais; perceber e compreender o problema por um prisma pouco explorado em pesquisas em ensino de Biologia, o dos alunos; indicar adequações aos cursos de licenciatura, necessárias a melhora do processo de ensinoaprendizagem e servir de incentivo para que pesquisas com este mesmo enfoque sejam realizadas em outras disciplinas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processpt_BR
dc.subjectSecondary teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO que dizem os alunos sobre o processo de ensino aprendizagem de biologia no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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