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dc.contributor.advisor1Colugnati, Fernando Antonio Basile-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791257A5pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silveira, Pollyanna Santos da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758894Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Sartes, Laisa Marcorela Andreoli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756551Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Martinez, Edson Zangiacomi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701944U2pt_BR
dc.creatorCasela, Ana Luísa Marlière-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327356Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:10:20Z-
dc.date.available2016-04-19-
dc.date.available2016-04-24T03:10:20Z-
dc.date.issued2015-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1103-
dc.description.abstractIntroduction: Developing a measure to assess the attitude about the use of alcohol, tobacco and other drugs for educators is important since it can help professionals attending training programs and the consequent quality in the assessment of change in their attitudes. Objective: In this sense, the general objective of this study is to develop a scale to assess the attitude of teachers towards the use of drugs based on the Social Cognitive Psychology. Methodology: In order to accomplish the proposed objective, the study was divided into two stages. First there was the construction of the instrument, following the "Standard for Educational and Psychological Testing": 1) First there was the selection of existing instruments; 2) thematic adaptation and metric adaptation of items from those instruments; 3) dimension allocation of items; 4) evaluation of experts, 5) evaluation of the judge; 6) focus group, and finally, 8) pre-test. In the second stage of the study, Drug Use on Educators' Attitude Scale was applied to 2766 educators from public schools, in order to verify its psychometric properties. Results: Upon completion of the necessary procedures for the construction of the scale, we obtained an instrument with 39 items, which were applied in teachers and presented satisfactory validity of evidence. After principal component analysis, eight items were eliminated from scale. The new version comprised 31 items, which through confirmatory factor analysis and item response theory, evidenced the two dimension scale: A scale that measures the cognitive aspects of attitude consisting of 16 items, and a range of affective aspects of attitude, composed of 15 items. However difficult to assess the affective dimension of attitude, especially because social desirability of respondents, the scale showed satisfactory results how its psychometric properties, indicating its use for the population of educators. Conclusion: Despite the limitations, the field progresses as the cognitive and affective dimension of attitude can be assessed satisfactorily and it is essential for better preparation of the practices of prevention of drug use in the school context, since the school is strategic environment of these actions with children and teenagers.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A criação de uma medida de avaliação da atitude acerca do uso de álcool, tabaco e outras drogas para educadores faz-se importante à medida que pode auxiliar no aperfeiçoamento dos programas de capacitação destes profissionais e na consequente qualidade de suas ações, através da avaliação da mudança de suas atitudes. Objetivo: Neste sentido, o objetivo geral do presente estudo consiste em desenvolver uma escala que avalie a atitude de educadores frente ao uso de drogas fundamentada na Psicologia Social Cognitiva. Metodologia: Com intuito de realizar o objetivo proposto, o estudo foi dividido em duas etapas. Primeiramente realizou-se a construção do instrumento, para esta construção seguiu-se as normas para desenvolvimento de instrumentos educacionais e psicológicos “Standart for Educational and Psychological Testing”: 1) primeiramente realizou-se a seleção dos instrumentos; 2) adaptação temática e adaptação métrica dos itens; 3) matriciamento dos itens; 4) avaliação dos especialistas, 5) avaliação do juiz; 6) grupo focal e, por fim, 8) pré-teste. Na segunda etapa do estudo, a Escala de Atitudes de Educadores sobre Uso de Drogas foi aplicada em 2766 educadores de escolas públicas, com o objetivo de verificar suas propriedades psicométricas. Resultados: Após a realização dos procedimentos necessários para a construção da escala, obteve-se um instrumento com 39 itens, que foram aplicados nos profissionais e apresentou evidências de validade satisfatórias. Após a análise fatorial por componentes principais, oito itens foram eliminados na escala. A nova escala apresentou 31 itens, que através da análise fatorial confirmatória e Teoria de Resposta ao Item, foram divididos em duas escalas. Uma escala que mede os aspectos cognitivos da atitude, composta por 16 itens, e uma escala dos aspectos afetivos da atitude, composta por 15 itens. Apesar da dificuldade de avaliar a dimensão afetiva da atitude, principalmente pelo fato da desejabilidade social dos respondentes, a escala apresentou resultados satisfatórios quantos suas propriedades psicométricas, indicando o seu uso para a população de educadores. Conclusão: Apesar das limitações, o estudo avança a medida que consegue avaliar se forma satisfatória a dimensão cognitiva e afetiva da atitude. Aspectos essenciais para uma melhor elaboração das práticas de prevenção do uso de drogas no contexto escolar, uma vez que a escola é ambiente estratégico dessas ações com as crianças e os adolescentept_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectConstrução de Instrumentospt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectAttitudept_BR
dc.subjectDrugspt_BR
dc.subjectEducatorspt_BR
dc.subjectInstrument Constructionpt_BR
dc.subjectPsychometricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma escala de atitude de educadores frente ao uso de álcool, tabaco e outras drogaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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