https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11036
File | Description | Size | Format | |
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rosangelatorresdasilva.pdf | 495.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Simões, Santos Ribeiro Reis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Daibert, Barbara Ines Ribeiro Simoes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8833823958303193 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Rosângela Torres da | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T17:01:09Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01 | - |
dc.date.available | 2019-10-08T17:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11036 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this article is to study the processes of invisibility and subalternization undergone by African religious practitioners within a society deeply marked by slavery, by the imposition of the Catholic faith and by the work of important religious or lay agents, who Responsibility in the construction of approaches, narratives and an oppositional rhetoric that conferred legitimacy for repressive actions and discriminatory practices directed at religious communities of African origin. The method of approaching the question of the negation of the "other" as a legitimate competitor inserted in this religious bias is based on the theoretical framework established by the postcolonialist philosophers, such as Enrique Dussel, who is concerned with the understanding of the "other" By Bourdieu, as a set of preservationist stratagems and control of the goods of salvation, understood as symbolic goods revealed from the religious field. From this approach, which is indicative of the link between religion and specific configurations of power, it is concluded that the invisibility and strategy of survival adopted by Afro-Brazilian religious groups is the result of a taxing action of a slave society that we can now perceive. In this article we seek theoretical and empirical foundations in order to broaden the discussion of these questions that guarantee the manifestation of the plurality of beliefs, especially in the school space, where the religiosity of the African matrix still faces problems of discrimination and acceptance, preventing individuals who Live in that environment without fear of their religious convictions. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo estudar os processos de invisibilidade e subalternização a que foram submetidos os praticantes de cultos africanos no âmbito de uma sociedade profundamente marcada pela escravidão, pela imposição da fé católica e pela atuação de importantes agentes, religiosos ou leigos, que assumiram a responsabilidade na construção de abordagens, narrativas e uma retórica oposicionista que conferiu legitimidade para ações repressivas e práticas discriminatórias voltadas para as comunidades religiosas de matriz africana. O método de abordagem da questão da negação do “outro” como legítimo concorrente inserido nesse viés religioso é feito a partir de referenciais teóricos alicerçados pelos filósofos pós-colonialistas,como Enrique Dussel, voltado para o entendimento da submissão do “outro” e, visto por Bourdieu, como um conjunto de estratagemas preservacionistas e de controle dos bens de salvação, compreendidos como bens simbólicos revelados a partir do campo religioso. Dessa abordagem indicativa da ligação entre religião e configurações específicas de poder, conclui-se que a invisibilidade e a estratégia de sobrevivência, adotada pelos grupos religiosos afro-brasileiros é resultado de uma ação impositiva de uma sociedade escravocrata que podemos perceber atualmente. Neste artigo busca-se embasamentos teóricos e empíricos no sentido de ampliar a discussão dessas questões que garantam a manifestação da pluralidade de crenças, especialmente no espaço escolar, onde a religiosidade de matriz africana ainda enfrenta problemas de discriminação e aceitação, impedindo que os indivíduos que convivem nesse ambiente manifestem sem temor suas convicções religiosas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Banto | pt_BR |
dc.subject | Invisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Sincretismo | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Banto | pt_BR |
dc.subject | Invisibility | pt_BR |
dc.subject | Syncretism | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | A invisível casa vermelha: revelações da invisibilidade nas práticas religiosas da umbanda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Religiões e religiosidades afro-brasileiras - Pós-graduação Lato Sensu |
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