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dc.contributor.advisor1Daibert, Barbara Ines Ribeiro Simoes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833823958303193pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert Júnior, Robert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616922572365002pt_BR
dc.creatorSilva, João José da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T16:49:53Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-08T16:49:53Z-
dc.date.issued2017-01-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11017-
dc.description.abstractOur goal with this work is to show the intrinsic ability of literature to spread the indigenous, African and african-Brazilian cultures in schools, meeting a need to combat the various forms of existing discrimination in relation to then, as well as to these peoples and their descendants. Taking into consideration that the literature served as a means of defamation and devaluation of these cultures in the late nineteenth century and early twentieth century, our proposal is to show that it can spread their value and wealth instead, as opposed to how it was used in the periods mentioned above, "Macumba", in chapter seven of MACUNAÍMA, by Mário de Andrade, shows us this possibility.pt_BR
dc.description.resumoNosso objetivo com este trabalho é mostrar a possibilidade intrínseca à literatura para difundir as culturas indígena, africana e afro-brasileira no meio escolar, atendendo a uma necessidade de luta contra as diversas formas de discriminação existentes em relação à tais culturas bem como a estes povos e seus descendentes. Levando-se em consideração que a literatura serviu de meio difamador e de desvalorização das mesmas no final do século XIX e início do século XX, nossa proposta é mostrar que pode ao contrário, difundir seu valor e sua riqueza, opostamente ao modo como foi usada nos períodos acima citados, “macumba”, capítulo sete de MACUNAÍMA, de Mário de Andrade, nos mostra esta possibilidade. Desta forma vamos através de bibliografia específica apontar possíveis evidências da literatura como elemento difusor, e em si tratando de disciplina de currículo escolar é a mesma difusora das culturas afro-brasileiras; a qual se por um lado foi pensada com o intuito de menosprezar, teve outro caráter, a difusão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectMacumbapt_BR
dc.subjectIndígenapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectVoodoopt_BR
dc.subjectNativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleMacunaíma: macumba – a literatura como interdisciplina; difusora da cultura afro-brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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