https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11014
File | Description | Size | Format | |
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vivianepachecoportotomaz.pdf | 778.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Castro, Sebastião Luis Petronilho de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0046889546545358 | pt_BR |
dc.creator | Tomaz, Viviane Pacheco Porto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T16:46:56Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-10-08T16:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11014 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema síndrome de duplicação 9p ainda é pouco conhecida por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com a síndrome. Porém, é um tema que atualmente, está surgindo dentro do ambiente escolar, devido a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular. Por este motivo, o presente trabalho, visa identificar as dificuldades que os professores tanto de sala de aula, quanto da sala de recursos multifuncionais (AEE) do Atendimento Educacional Especializado de Ipatinga / MG encontram para realizar a educação do aluno diagnosticado com esta síndrome. Para tanto, foi realizado o estudo de caso com o aluno E. C. L. R., da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga, que tem a síndrome de duplicação 9p. que contou com coleta de dados através de entrevista realizada com dois professores de área, sendo outro do Atendimento Educacional Especializado e o assistente da educação especial, todos atuam diretamente com o aluno com a síndrome. Levantamos, através da aplicação de questionário, as dificuldades da prática pedagógica com este aluno, para verificar que demanda é exigida dos professores. Verificamos que os professores encontraram dificuldades em lidar com as características do transtorno, pois a mesma é rara e pouco se sabe sobre ela, identificamos ainda, a necessidade de os professores terem formação contínua com interlocutores e em sintonia com uma linha de ações pedagógicas que os oriente em suas práticas, para realizar o ensino estruturado de modo a oferecer ao aluno a possibilidade de desenvolvimento. Para suprir essa condição, consideramos necessário, orientar o professor dentro de uma perspectiva psicoeducacional, para exemplificar tal necessidade aplicamos testes de avaliação neuropsicológica cognitiva, onde os resultados serão o ponto de partida para adequar um plano de trabalho, que atenda às necessidades específicas do aluno com a síndrome de duplicação 9p, investigado nesse trabalho | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome de duplicação 9p | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão de um aluno com síndrome de duplicação 9p: conhecer para intervir | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
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