https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11010
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sandramartinsvieira.pdf | 545.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nobre, Luciane Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3349439805356437 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5567280401272335 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Talma, Elismara Vaz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3001363203951235 | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Sandra Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0114334640056588 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T16:36:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-10-08T16:36:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11010 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares, da Universidade Federal de Juiz de Fora se caracteriza em um projeto de intervenção desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto de intervenção foi desenvolvido em uma escola pública de um município mineiro, na qual leciono há quatorze anos. É uma comunidade carente, que tem na escola uma perspectiva de uma vida melhor. A questão que motivou esse estudo foi: Como a escola poderá incluir os alunos com deficiência intelectual, tirando-os do lugar de simples copistas e ouvintes passivos para ser tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem? Para respondê-la, foi desenvolvido um trabalho com uma aluna do quinto ano, que estuda na escola desde o primeiro ano, utilizando os jogos pedagógicos disponíveis na referida escola, como principal recurso metodológico. Como aporte teórico, me respaldei em autores como ALVES e BIANCHIN (2010), compreendendo o jogo como um valioso instrumento de aprendizagem, uma vez que sua importância está diretamente ligada ao desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. O desenvolvimento desse projeto aconteceu inicialmente a partir de uma entrevista com a mãe, avaliação diagnóstica da aluna, seleção dos jogos, aplicação dos jogos e registro do relatório. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta intervenção foram gratificantes. Pude confirmar que, a partir de um trabalho diferenciado, é possível o desenvolvimento de uma aluna com deficiência intelectual. As atividades de alfabetização desenvolvidas durante o projeto se deram de forma prazerosa e significante para a aluna. Enquanto professora, percebi que é possível ir além. Projetos como este que mostram que somos capazes de transformar a educação. Que é possível fazer a diferença na vida das crianças com deficiência. E, que os jogos existentes em nosso cotidiano, contribuem para a aprendizagem de todos, mas para isso precisamos incorporar em nossa prática pedagógica ações mais inovadoras e atraentes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | jogos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A importância de jogos nas práticas pedagógicas diárias para a inclusão de alunos com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License