Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11010
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sandramartinsvieira.pdf545.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.contributor.referee1Talma, Elismara Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3001363203951235pt_BR
dc.creatorVieira, Sandra Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0114334640056588pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T16:36:33Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-10-08T16:36:33Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11010-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação Inclusiva em contextos escolares, da Universidade Federal de Juiz de Fora se caracteriza em um projeto de intervenção desenvolvido pela candidata ao título de especialista. O projeto de intervenção foi desenvolvido em uma escola pública de um município mineiro, na qual leciono há quatorze anos. É uma comunidade carente, que tem na escola uma perspectiva de uma vida melhor. A questão que motivou esse estudo foi: Como a escola poderá incluir os alunos com deficiência intelectual, tirando-os do lugar de simples copistas e ouvintes passivos para ser tornarem protagonistas do seu processo de aprendizagem? Para respondê-la, foi desenvolvido um trabalho com uma aluna do quinto ano, que estuda na escola desde o primeiro ano, utilizando os jogos pedagógicos disponíveis na referida escola, como principal recurso metodológico. Como aporte teórico, me respaldei em autores como ALVES e BIANCHIN (2010), compreendendo o jogo como um valioso instrumento de aprendizagem, uma vez que sua importância está diretamente ligada ao desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. O desenvolvimento desse projeto aconteceu inicialmente a partir de uma entrevista com a mãe, avaliação diagnóstica da aluna, seleção dos jogos, aplicação dos jogos e registro do relatório. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta intervenção foram gratificantes. Pude confirmar que, a partir de um trabalho diferenciado, é possível o desenvolvimento de uma aluna com deficiência intelectual. As atividades de alfabetização desenvolvidas durante o projeto se deram de forma prazerosa e significante para a aluna. Enquanto professora, percebi que é possível ir além. Projetos como este que mostram que somos capazes de transformar a educação. Que é possível fazer a diferença na vida das crianças com deficiência. E, que os jogos existentes em nosso cotidiano, contribuem para a aprendizagem de todos, mas para isso precisamos incorporar em nossa prática pedagógica ações mais inovadoras e atraentespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectjogospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância de jogos nas práticas pedagógicas diárias para a inclusão de alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons