Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11005
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
clariceeduardafariademattos.pdf958.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dusi, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3548544092396390pt_BR
dc.contributor.referee1Soares , Fabricio Pereira-
dc.contributor.referee2Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0130544534089754pt_BR
dc.creatorMattos, Clarice Eduarda Faria de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T16:45:13Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-10-04T16:45:13Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11005-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva compreender como acontece a formação de estratégia na pequena empresa a partir do estudo de uma organização situada na cidade de Três Rios, interior do Rio de Janeiro. Para embasar o estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando aprofundar neste tema e trazer as contribuições de alguns autores sobre o mesmo, promovendo um diálogo acerca do assunto. Buscando responder ao principal objetivo deste trabalho, foi realizado um estudo de caso que teve como objeto a empresa Alvifama. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada a partir da técnica de história de vida e os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o proprietário, durante as quais ele contou a sua história e a da sua empresa. As informações obtidas foram analisadas à luz do referencial teórico. Constatou-se a formação da estratégia empreendedora na Alvifama, com forte influência do líder visionário, que ao longo de toda a história imprimiu sua visão na condução do negócio. Chamou atenção o perfil empreendedor do proprietário, que levou a empresa a entrar em novos mercados e desenvolver novos produtos, permitindo o seu crescimento exponencial, e a forte centralização de poder, que dificultou o processo sucessório não planejado e culminou com o encerramento das atividades da empresa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectEstratégia empreendedorapt_BR
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleGestão estratégica na pequena empresa: o caso da Alvifama analisado sob a ótica da estratégia empreendedorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.