Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rejanehelenadamas.pdf437.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.creatorDamas, Rejane Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953098850597028pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-27T13:25:10Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-09-27T13:25:10Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar como a introdução de brincadeiras e ou jogos nos momentos de recreio vivenciados pelos(as) alunos(as) do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino na cidade de Juiz de Fora poderia promover a inclusão e uma maior interação entre os(as) alunos(as). O grupo é composto por, aproximadamente, setenta e cinco crianças com idades entre oito e nove anos de idade e, dentre eles, dois meninos e uma menina diagnosticados com Síndrome de Down. O grupo de alunos(as) brincam juntos(as) durante quinze minutos, cinco dias por semana. A partir da observação desses momentos de recreio, percebemos que os alunos com Síndrome de Down não participam das conversas e brincadeiras com o demais, sendo assim, propomos um projeto de intervenção no recreio dessa escola com o intuito de ampliar as relações sociais entre esses(as) discentes. A partir das propostas de intervenção, acreditamos que brincadeiras e jogos durantes esses momentos podem estimular a interação e uma convivência mais efetiva entre todos(as) os(as) alunos(as) do terceiro anopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de downpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectMomentos de recreiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAlunos(as) com deficiência e a importância do brincar no recreiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons