https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
rejanehelenadamas.pdf | 437.11 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Neil Franco Pereira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4761925222915074 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Michelle Duarte Rios | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5567280401272335 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.creator | Damas, Rejane Helena | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6953098850597028 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:25:10Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:25:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11000 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar como a introdução de brincadeiras e ou jogos nos momentos de recreio vivenciados pelos(as) alunos(as) do terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino na cidade de Juiz de Fora poderia promover a inclusão e uma maior interação entre os(as) alunos(as). O grupo é composto por, aproximadamente, setenta e cinco crianças com idades entre oito e nove anos de idade e, dentre eles, dois meninos e uma menina diagnosticados com Síndrome de Down. O grupo de alunos(as) brincam juntos(as) durante quinze minutos, cinco dias por semana. A partir da observação desses momentos de recreio, percebemos que os alunos com Síndrome de Down não participam das conversas e brincadeiras com o demais, sendo assim, propomos um projeto de intervenção no recreio dessa escola com o intuito de ampliar as relações sociais entre esses(as) discentes. A partir das propostas de intervenção, acreditamos que brincadeiras e jogos durantes esses momentos podem estimular a interação e uma convivência mais efetiva entre todos(as) os(as) alunos(as) do terceiro ano | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome de down | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Momentos de recreio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Alunos(as) com deficiência e a importância do brincar no recreio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
This item is licensed under a Creative Commons License