https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10993
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
queilaericataligliattidesouza.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mendes, Rodrigo Geraldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275813674019327 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Alan Willian de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8527713159699794 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Queila Érica Taligliatti de | - |
dc.creator.Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/4272932534849578 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:20:07Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:20:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10993 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente projeto apresenta o desenvolvimento de atividades de intervenção pedagógica com um aluno surdo matriculado no Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais. As atividades foram desenvolvidas com o objetivo de trabalhar as linguagens despertando no aluno o interesse pela leitura e escrita reconhecendo sua utilidade social. Assim como refletir sobre as especificidades do indivíduo surdo e sua forma de acesso as informações, para que a atividade pudesse ser desenvolvida de acordo com o aluno, foi se usada a Libras, língua brasileira de sinais, como língua de instrução e a Pedagogia Visual, apresentada por Campello (2007), como método de organização das atividades. No primeiro momento foi feito uma pesquisa bibliográfica que embasou a construção de todo o projeto com textos sobre a discussão da importância das diversas linguagens no contexto escolar, como Micarello e Schapper (2012), Amaral, Jenevain e Ribeiro (2012), como também a importância do uso na Libras como língua de instrução para a educação de surdos apresentado por Gesuali (2003), Peixoto (2006), Pizzio e Quadros (2011). No segundo momento, a prática, na qual foram desenvolvidas com o aluno, atividades reflexivas sobre o uso social da escrita e da leitura, com recursos visuais. O aluno interagiu de forma satisfatória apresentando um bom interesse. Após analise da aplicação do projeto, foi possível concluir a grande carência em se tem de pesquisas nessa área, como também a necessidade em que os professores encontram para trabalharem com alunos surdos | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Linguagens | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Linguagens e surdez: relações e desenvolvimentos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons