https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10987
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Núbia Aparecida Schaper | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3157421070865791 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309708713801729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Juliana Célia de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304884013075881 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Marina Monteiro Resende | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T13:13:35Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-27T13:13:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10987 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca evidenciar os desafios enfrentados pelas professoras de Educação Infantil de uma instituição de ensino municipal de Belo Horizonte e analisa a importância da formação para sua atuação na educação inclusiva. Busca ainda compreender a perspectiva da educação inclusiva dentro da instituição educativa e analisar se na prática a proposta de inclusão descrita no Projeto Político Pedagógico da escola realmente acontece e ainda identificar a interação social entre professoras e alunos. Um olhar sensível sobre essa profissional, sua formação, seus desafios e suas limitações diante da complexidade da inclusão constitui-se o objeto de pesquisa desse projeto de intervenção. Quem são essas profissionais? O sucesso da inclusão escolar depende da formação e do trabalho pedagógico da professora? Qual o motivo da resistência de muitos professores ao receber um aluno com alguma deficiência ou necessidade educativa especial? Para realização do trabalho foram realizados encontros em forma de rodas de conversa para conhecer as experiências, as vivências, as necessidades e dificuldades de cada uma dessas profissionais e analisar o Projeto Político Pedagógico da escola, que traz em seu conteúdo um pequeno capítulo dedicado à inclusão. Foram realizadas discussões sobre a proposta de inclusão, se realmente ela acontece e quais os desafios enfrentados por essas profissionais para que efetivamente o aluno seja incluído no contexto escolar. Participaram do Projeto de Intervenção, três professoras que foram denominadas como P1, P2 e P3, no intuito de preservar a identidade das mesmas e para facilitar a apresentação dos dados. Os resultados do Projeto de Intervenção apontam que apesar das dificuldades e desafios enfrentados no dia a dia, as professoras procuram desenvolver um trabalho sério, respeitando as diferenças e peculiaridades de cada aluno | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva na educação infantil: perspectivas de formação e atuação de professoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons