Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1091
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ewertonfrancodecamargo.pdf760.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorCamargo, Ewerton Franco de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4341487Y6pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:04:34Z-
dc.date.available2016-04-20-
dc.date.available2016-04-24T03:04:34Z-
dc.date.issued2015-01-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1091-
dc.description.abstractThis dissertation has the objective of study of the rotation of the supervisors from the Programa Ensino Médio Inovador/Jovem do Futuro – ProEMI/JF (High School Innovation Program/Youth of the Future) in the Ceará state and the absence of those in all of the instructions courses offered by the Unibanco Institute. This is considered a problem for the ProEMI/JF management because these courses are fundamental to exercise the supervise. The theory of Lück (2000), Gadotti (1996) and Freire (1996) is the theoretical base and the methodology applied were semi-structured interviews with four of the Management Articulators and ten School Superintendents and supervising of ProEMI/JF. The data points out that the acting supervisors understands that courses improves the results of the program. However, in a documental analysis, only 36% of the supervisors do not participate of three parts of the offered courses, from January 2013 to July 2014, proving the rotation. Therefore, an action plan is proposed to try to guarantee the supervisors from ProEMI/JF can do the instruction courses at any time as soon as they started. In this way, there are three actions: i) lower the modules interdependency; ii) require graduate in this courses to works as a supervisor in the program; iii) continuum virtual environment of studies offered.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo a rotatividade dos supervisores do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) no Estado do Ceará e a consequente ausência de participação em todas as formações oferecidas pelo Instituto Unibanco. Isso é considerado um problema para a gestão do ProEMI/JF, uma vez que as formações têm fundamental importância para a atuação da supervisão. O referencial teórico pauta-se nos estudos de Lück (2000), Gadotti (1996) e Freire (1996) e utiliza-se como metodologia uma entrevista semiestruturada com quatro Articuladores de Gestão e dez Superintendentes de ensino que atuam como supervisores do ProEMI/JF. Os dados dos questionários evidenciam que os supervisores atuantes entendem que as formações contribuem para o exercício de sua função e que, portanto, têm impacto no resultado final do programa. Contudo, na análise documental, observou-se que aproximadamente 36% dos supervisores não participaram dos três módulos oferecidos no período estudado, de janeiro de 2013 a julho de 2014, comprovando a rotatividade. Assim, é proposto um plano de ação que visa garantir que os supervisores do ProEMI/JF possam cursar os módulos das formações independente do momento em que assumam o cargo. Deste modo, são propostas três linhas de ação: i) menor interdependência entre os módulos; ii) formação como pré-requisito para atuação na função de supervisor do ProEMI/JF; e iii) oferta contínua por meio de ambiente virtual de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProEMI/JFpt_BR
dc.subjectGestão Escolar para Resultadospt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectHigh Schollpt_BR
dc.subjectProEMI/JFpt_BR
dc.subjectSchool Management for Resultspt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs formações no âmbito da parceria programa ensino médio inovador/jovem de futuro – PROEMI/JFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.