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dc.contributor.advisor1Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787297P2pt_BR
dc.contributor.referee2Bonamino, Alicia Maria Catalano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786688Z4pt_BR
dc.creatorOliveira, Vania Maria Machado de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267462J1pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T17:11:54Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-24T17:11:54Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10914-
dc.description.abstractThis study was trajectory of the Basic Education Evaluation System of Rio de Janeiro, SAERJ, of the Education Department of Rio de Janeiro, from 2009 to 2015, recording this policy, its positive and negative effects in the process of teaching learning of the state network, weaknesses and mistakes made as well as causes that led to its completion. This study intends to understand the trajectory of SAERJ, analyzing the perspectives of the secretariat, professionals, students and union, considering that all these actors are what gives meaning to the educational reality, and that all are not exempt from ideological visions although, a priori, all seek the same objective, that is, the improvement of learning in the state network. For this analysis, the following were used as research methods: documentary analysis of dissertations and theses that analyzed the SAERJ directly or indirectly, documents from the teachers' union, demonstrations of students in social media, bibliographic research, questionnaires, and educational indicators. In the majority of these documents the diverse conceptions of SAERJ are evidenced, whose resistance is used as a means to fight against meritocracy, low salaries, among other points. Based on this analysis, as a propositional objective, an evaluation model for the education of this state was elaborated that contemplates both its pedagogical needs, as pointed out in the questionnaire carried out with the managers of the main levels of the secretariat, as well as the economic possibilities of the state. This research is justified firstly by making a record of a public policy implemented in the Fluminense state network and by the contribution of this evaluation to the improvement of the learning teaching process.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação versa sobre a trajetória do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio de Janeiro, SAERJ, da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2015, realizando um registro desta política, seus efeitos positivos e negativos no processo ensino aprendizagem da rede estadual, fragilidades e erros cometidos e causas que levaram ao abandono desta política. Este estudo pretende assim, entender a trajetória do SAERJ analisando as perspectivas da secretaria, dos profissionais, dos alunos e do sindicato, considerando que todos estes atores é que dão significação à realidade educacional e que todos não são isentos de visões ideológicas apesar de que, a priori, todos buscam o mesmo objetivo, qual seja, a melhoria do ensino aprendizado na rede estadual. Para esta análise, foram utilizados como métodos de pesquisa: análise documental de dissertações e teses que analisaram o SAERJ direta ou indiretamente, documentos do sindicato dos professores, manifestações de alunos em mídias sociais, pesquisa bibliográfica, questionário, além de indicadores educacionais, Na maioria destes documentos evidenciam-se as concepções diversas do SAERJ, cuja resistência é utilizada como meio de se lutar contra a meritocracia e baixos salários, entre outros pontos. A partir desta análise, como objetivo propositivo, elaborou-se um modelo de avaliação para a educação desse estado que contemple tanto suas necessidades pedagógicas apontadas no questionário realizado com os gestores dos principais escalões da secretaria, bem como a possibilidade econômica do estado. Esta pesquisa se justifica, primeiramente, por realizar um registro de uma política pública implementada na rede estadual fluminense e pela contribuição desta avaliação para a melhoria do processo ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectBonificaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectMeritocracypt_BR
dc.subjectBonusespt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA trajetória do Sistema de Avaliação da Educação do estado do Rio de Janeiro-SAERJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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