Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10887
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcoabreudossantos.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Andréa Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4pt_BR
dc.creatorSantos, Marco Abreu dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2305489J4pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T16:51:10Z-
dc.date.available2019-09-02-
dc.date.available2019-09-24T16:51:10Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10887-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO raciocínio geográfico e o pensamento espacial são condições essenciais para que o ser humano localize, compreenda e avalie os eventos naturais e humanos que ocorrem na superfície terrestre e suas conexões existentes entre os fatos de nível local ou global. O objetivo deste plano de aula fundamentado é desenvolver o pensamento espacial relacionado à posição absoluta de objetos na superfície terrestre a partir do sistema de coordenadas geográficas. O presente trabalho está alicerçado em ferramentas digitais da informação e da comunicação e em metodologias ativas de ensino. As tecnologias educacionais incluem videoaulas online, animações gráficas em Flash Player e Shockwave Player e jogos eletrônicos. Esses Recursos Educacionais Abertos (REA) estão disponíveis sob domínio público e podem ser acessados livremente através de computadores e smartphones conectados à Internet. A metodologia ativa de rotação empregada nesta proposta é o modelo de “Sala de Aula Invertida”, que constitui um processo centrado no aluno como protagonista da sua aprendizagem. Nesta proposta, o professor atua como curador de ferramentas digitais e de materiais didáticos online disponíveis na Internet e elabora um roteiro de atividades que serão desenvolvidas em uma plataforma virtual de aprendizagem (Google Classroom). A aquisição dessas aprendizagens será capaz de alterar a percepção e o valor didático-pedagógico atribuído pelos alunos aos dispositivos eletrônicos que os acompanham no cotidiano. Além disso, espera-se que os alunos compreendam e utilizem as ferramentas de geolocalização e desenvolvam a noção de localização no espaço através das diferentes linguagens gráficas e digitais para uma correta leitura de mapa e identificação de informações geográficas nele contidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCoordenadas geográficaspt_BR
dc.subjectPensamento espacialpt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais na compreensão das coordenadas geográficas e no desenvolvimento do pensamento espacial: uma proposta inovadora para alunos do 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons