https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10887
File | Description | Size | Format | |
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marcoabreudossantos.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Souza, Andréa Silveira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742948T8 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Fontes, Roseli Detoni | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304726Z4 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Marco Abreu dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2305489J4 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T16:51:10Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T16:51:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10887 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O raciocínio geográfico e o pensamento espacial são condições essenciais para que o ser humano localize, compreenda e avalie os eventos naturais e humanos que ocorrem na superfície terrestre e suas conexões existentes entre os fatos de nível local ou global. O objetivo deste plano de aula fundamentado é desenvolver o pensamento espacial relacionado à posição absoluta de objetos na superfície terrestre a partir do sistema de coordenadas geográficas. O presente trabalho está alicerçado em ferramentas digitais da informação e da comunicação e em metodologias ativas de ensino. As tecnologias educacionais incluem videoaulas online, animações gráficas em Flash Player e Shockwave Player e jogos eletrônicos. Esses Recursos Educacionais Abertos (REA) estão disponíveis sob domínio público e podem ser acessados livremente através de computadores e smartphones conectados à Internet. A metodologia ativa de rotação empregada nesta proposta é o modelo de “Sala de Aula Invertida”, que constitui um processo centrado no aluno como protagonista da sua aprendizagem. Nesta proposta, o professor atua como curador de ferramentas digitais e de materiais didáticos online disponíveis na Internet e elabora um roteiro de atividades que serão desenvolvidas em uma plataforma virtual de aprendizagem (Google Classroom). A aquisição dessas aprendizagens será capaz de alterar a percepção e o valor didático-pedagógico atribuído pelos alunos aos dispositivos eletrônicos que os acompanham no cotidiano. Além disso, espera-se que os alunos compreendam e utilizem as ferramentas de geolocalização e desenvolvam a noção de localização no espaço através das diferentes linguagens gráficas e digitais para uma correta leitura de mapa e identificação de informações geográficas nele contidas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Coordenadas geográficas | pt_BR |
dc.subject | Pensamento espacial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias digitais na compreensão das coordenadas geográficas e no desenvolvimento do pensamento espacial: uma proposta inovadora para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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