Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1087
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geysadefranca.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee1Vallin, Celso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706039D6pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.creatorFrança, Geysa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205130Z4pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:03:12Z-
dc.date.available2016-04-20-
dc.date.available2016-04-24T03:03:12Z-
dc.date.issued2015-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1087-
dc.description.abstractThis work was developed under the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). One has to analyze the formative process of training / tutors for working in undergraduate courses of the UAB / UFJF. The tutor training has aroused the interest of scholars on the subject, concerned about the quality of the Brazilian basic education, with a view to expansion of distance education in Brazil and the world in recent decades. The relevance of this study lies especially in reflection on the training of trainers - tutors - whose training process for teachers is critical to performance of this professional front to pedagogical, methodological, historical and legal claims in undergraduate courses offered in the form DE. The assumption of this investigation, confirmed during the research, is on the need to implement a tutor training policy at this university. The methodology used was the qualitative study of case in which data were collected through documentary analysis by the UFJF, bibliographical research, interviews with coordinators and TAE, and online questionnaire developed with tutors the distance in search of understanding dynamics of the constituent processes, involving a researcher dialogue with the reality studied. For the development of theoretical research framework, we appealed to authors and researchers with recognized contribution in the field of education to distance learning, emphasizing the formation of the tutor, among them Paula (2008), Bernal (2008), Bortolozzo (2009 ), Mill (2007), Gatti and Barreto (2009) and Costa Rausch (2012), Tavares (2011). The survey results showed that there is an initial and continuing education policy tutors in UFJF but isolated actions and not complementary and interconnected that they can not suppress all basic demands of training of tutors for not observing the specifics of distance education mode. The results revealed also that you must include academically and socially tutor in UFJF.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Tem-se como objetivo analisar a formação processos formativos dos/para tutores atuantes nos cursos de graduação da UAB/UFJF. A formação de tutores tem despertado interesse dos estudiosos sobre o tema, preocupados com a qualidade da educação básica brasileira, tendo em vista a expansão da EaD no Brasil e no mundo nas últimas décadas. A relevância do presente estudo se situa, especialmente, na reflexão sobre a formação de formadores – os tutores – cujo processo formativo para a docência é fundamental para atuação deste profissional frente às demandas pedagógicas, metodológicas, históricas e legais nos cursos de graduação ofertados na modalidade EaD. A suposição desta investigação, confirmada ao longo da pesquisa, é relativa à necessidade de implementação de uma política de formação de tutores nesta universidade. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de caráter qualitativo, em que os dados foram coletados por meio de análise documental junto à UFJF, pesquisa bibliográfica, entrevista com coordenadores e TAE, e questionário online desenvolvidos junto aos tutores a distância na busca de compreender a dinâmica dos processos constitutivos, envolvendo um diálogo do pesquisador com a realidade estudada. Para o desenvolvimento do referencial teórico da pesquisa, recorreu-se a autores e pesquisadores com reconhecida contribuição no campo da Educação a Distância, enfatizando-se a formação do tutor, dentre eles, Paula (2008), Bernal (2008), Bortolozzo (2009), Mill (2007), Gatti e Barreto (2009) Costa e Rausch (2012), Tavares (2011). Os resultados da pesquisa apontaram que não há uma política de formação inicial e continuada de tutores na UFJF, mas ações isoladas e não complementares e interligadas que não conseguem suprimir todas as demandas básicas de formação dos tutores por não observarem as especificidades da modalidade EaD. Os resultados revelaram ainda, que é preciso incluir academicamente e socialmente o tutor na UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do tutorpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectModalidade EaDpt_BR
dc.subjectTutor trainingpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectDistance education modept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação de professores tutores para a docência online: a UFJF em perspectivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.