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dc.contributor.advisor1Talmas, Elismara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164200U6pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Márcia Marin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761399U0pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Alan Willian-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426950E1pt_BR
dc.creatorSilva, Iury Fagundes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8131585A6pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T14:14:42Z-
dc.date.available2019-09-23-
dc.date.available2019-09-24T14:14:42Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10875-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoQuando abordamos a questão das deficiências, entramos no contexto da inclusão escolar atualmente discutida em diversas áreas do conhecimento. Mas, elencando o espaço escolar como nosso caminho de interesse, encontramos uma busca desenfreada pela padronização dos comportamentos direcionados às práticas pedagógicas. Entre tais práticas e com a presença da medicalização da aprendizagem, o encontro entre professor e o aluno diagnosticado com autismo é atravessado por saberes externos à relação educativa. A presente pesquisa/projeto de intervenção tem como objetivo analisar e refletir os relatos dos funcionários de uma instituição de ensino privada da cidade de Miracema/RJ e das famílias que possuem crianças diagnosticadas com autismo matriculadas na escola. Em um primeiro momento perpassamos sobre a questão do autismo por meio de um processo histórico, adentrando superficialmente na educação infantil (etapa de ensino que os discentes estão) para então chegarmos à questão da medicalização da aprendizagem. Tais assuntos foram debatidos com a diretora, a coordenadora, mediadora escolar e duas mães de alunos autistas, assim, trazendo a importância da relação família-escola diante de tais premissas. Adotamos inicialmente o método de pesquisa bibliográfica para nos embasar teoricamente sobre os assuntos e, em busca dos dados empíricos, posteriormente as rodas de conversas como proposta de intervenção por meio de um roteiro semiestruturado. Através dos relatos e experiências evidenciadas na referida pesquisa, concluímos que é de suma importância estreitar a relação entre as famílias e as escolas para debater diversas questões educacionais e, principalmente, assuntos relacionados à inclusão e medicalização de crianças autistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAutismo e o processo de medicalização da aprendizagem – um diálogo possível entre escola e famíliaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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