Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10851
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
keilamarygoulart.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee2Durán, Paulo Renato Flores-
dc.creatorGoulart, Keyla Máry-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T13:13:12Z-
dc.date.available2019-09-18-
dc.date.available2019-09-24T13:13:12Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10851-
dc.description.abstractThis masters dissertation is being done in the Professional Masters of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The case of management discusses the perspective of understanding the influence of intraschool factors and the role of school management in promoting improvement in performance of secondary students focusing on the case of a group of three state schools in the city of Sete Lagoas-MG. Suppose as hypotheses the fact that the manager plays a key role in potentializing the positive effects and minimizing the negative impacts of the influence of intraschool factors to promote the improvement of students' performance in school performance. In this case of study, as methodology, is adopted the qualitative research, where the data collected in the field through the technique of participant observation and the use of questionnaires to Portuguese-speaking teachers and mathematics and interviews as the directors, will be analyzed with depth in relation to the context in which they occur. The choice of theme is justified by the performance as Educational Analyst, participating in the referral of educational actions to schools. The main results will support the proposition of a PAE that involves both the management of SRE Sete Lagoas, especially the teams of the Educational Directorate (DIRE), and the management of secondary schools of the jurisdiction. The perspective is to present a feedback to the SRE Sete Lagoas regarding school management, in-school factors and its relation with the performance results of high school students, and to promote a re-signification of the work of the Educational Directorate teams, in an attempt to improve the orientation, monitoring and monitoring with schools, as well as creating a network of collaboration and cooperation between school administrators.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). O caso de gestão discorre na perspectiva de compreender a influência dos fatores intraescolares e o papel da gestão escolar para a promoção da melhoria dos resultados do desempenho dos alunos do Ensino Médio. O foco de estudo é um grupo de três escolas estaduais do município de Sete Lagoas – MG. Assume-se como hipóteses que o gestor ocupa papel fundamental para a potencialização dos efeitos positivos e minimização dos impactos negativos da influência dos fatores intraescolares para a promoção da melhoria dos resultados de desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio Para tanto, neste estudo, como metodologia adota-se a pesquisa qualitativa, onde os dados são coletados no campo através da técnica de observação participante e da utilização de questionários para os professores de Língua Portuguesa e Matemática e entrevistas com os diretores, que serão analisados com maior profundidade na relação com o contexto em que ocorrem. A escolha do tema se justifica pela atuação da autora desta dissertação como Analista Educacional, participando do encaminhamento de ações educacionais junto às escolas. Os principais resultados encontrados subsidiarão a proposição de um Plano de Ação Educacional (PAE) que envolve tanto a gestão da Superintendência Regional de Ensino (SER) Sete Lagoas, em especial as equipes da Diretoria Educacional (DIRE), quanto a gestão das escolas de Ensino Médio da jurisdição. A perspectiva é apresentar um feedback à SRE de Sete Lagoas quanto à gestão escolar, fatores intraescolares e sua relação com os resultados de desempenho dos alunos do Ensino Médio, além de promover uma ressignificação do trabalho das equipes da Diretoria Educacional, numa tentativa de melhorar o processo de orientação, acompanhamento e monitoramento junto às escolas, bem como criar uma rede de colaboração e cooperação entre os gestores escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectFatores intraescolarespt_BR
dc.subjectResultados educacionaispt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectIntra-school factorspt_BR
dc.subjectEducational resultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão escolar, fatores intraescolares e resultados educacionais: o caso de três escolas de ensino médio de Sete Lagoas - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.