https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10834
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
diegoribeiro.pdf | 156.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daibert Júnior, Robert | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ambrósio, Mariane | - |
dc.creator | Ribeiro, Diego | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T12:32:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T12:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10834 | - |
dc.description.abstract | This work aims at analyzing the historical process of appropriation of inheritances from Africa and their use, whether it is conscious or conscious, in the context of the formation of a particular musical style known as samba so as to establish a relationship between this musical genre and its manifestation during Old Republic time period. In this specific case, this work will analyze the historical scope of the constitution and appropriation of African heritages directed to draw attention to the diversity and relevance of this topic in the process of building a national identity towards the end of the Old Republic. Furthermore, this research will investigate the appropriation of samba by the new regime called Estado Novo (New State) as a tool for consolidating a concept of national unity. The focus of analysis will not encompass theoretical and methodological aspects of the field of music. Instead it will trace historic pathways of this heritage playing a role in the formation of samba. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a analisar o processo histórico de apropriação das heranças africanas e seu uso, ora inconsciente, ora consciente, no contexto de formação do estilo musical designado como samba a fim de estabelecer uma relação entre ele e sua manifestação dentro do período histórico cronológico da República Velha. Nesse caso específico, este trabalho analisará o âmbito histórico da constituição e apropriação das heranças africanas visando destacar a riqueza e importância dessa temática no processo de construção de uma identidade nacional nos anos finais da República Velha. Além disso, esta pesquisa analisará a apropriação do samba pelo regime do Estado Novo como uma ferramenta para consolidar uma concepção de unidade nacional. O foco desta análise não contemplará aspectos teóricos e metodológicos do campo musical, mas traçará o percurso histórico que essa herança leva para a constituição do samba. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Herança africana | pt_BR |
dc.subject | República Velha | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | African heritages | pt_BR |
dc.subject | Old Republic | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Samba suas heranças africanas e seu processo de construção no período da República Velha | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ciência da Religião |
This item is licensed under a Creative Commons License