https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10830
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
talitadejesuscostaoliveira.pdf | 188.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniel Eveling da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira, Álvaro Dyogo | - |
dc.creator | Oliveira, Talita de Jesus Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T12:19:47Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T12:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10830 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico busca discorrer sobre o uso das TIC (tecnologias da informação e comunicação) em sala de aula, visto que as tecnologias, devido ao seu desenvolvimento, fazem cada vez mais parte da vida das crianças e adolescente e, consequentemente, têm invadido os ambientes escolares. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível trazer algumas considerações acerca dos diversos usos das TIC em sala de aula e apresentar um Plano de Aula Pedagógico voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental com o tema Reciclagem, tendo seu desenvolvimento a partir das diversas ferramentas disponibilizadas pelas TIC. Trabalhar com planos de aula possibilita que o professor desenvolva atividades voltadas para a realidade dos alunos. E ao fazê-las utilizando as TIC, o educador ressignifica seu papel em sala de aula tornando um mediador do processo de aprendizagem. O aluno por sua vez torna-se ativo, vivenciando novos desafios e experiências. Por fim, apresentamos reflexões sobre a importância do uso das tecnologias em sala de aula com o uso de ferramentas inovadoras, tornado os alunos sujeitos ativos na construção do conhecimento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Como mobilizar para a reciclagem?: uma proposta de plano de aula para a conscientização pelas TIC | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License