https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10828
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
nayarapollyanaarcanjoteles.pdf | 229.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Balduti, Camila Faria | - |
dc.creator | Teles, Nayara Pollyanna Arcanjo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-24T12:16:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-15 | - |
dc.date.available | 2019-09-24T12:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10828 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo a apresentação de plano de aula com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio do audiovisual, como recurso no processo ensino-aprendizagem dos componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa. O plano se apresenta como um projeto interdisciplinar para a construção de um vídeo de animação desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais e será desenvolvido no último trimestre do ano letivo de 2019. A metodologia contou, principalmente com os referenciais teóricos trabalhados no curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básico (TICEB). A proposta do plano de aula busca trabalhar com vídeos dentro de sala de aula, buscando um melhor desempenho dos alunos com os conteúdos trabalhados. Além de exercitar nos alunos sua autonomia para a criação curtas de animação; incentivar sua criatividade e a fruição de elementos da linguagem audiovisual; explorar as diversas formas de comunicação e expressão artísticas; explorar variados textos com diferentes gêneros textuais; desenvolver o conhecimento gramatical da Língua Portuguesa; utilizar de recursos como smartphones para a criação de vídeos e textos/roteiros produzidos durante as aulas. O presente trabalho também aponta algumas discussões necessárias sobre a formação de professores, integrando as TIC em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso do audiovisual na educação básica: uma proposta para o ensino de arte e de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License