Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10828
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nayarapollyanaarcanjoteles.pdf229.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Balduti, Camila Faria-
dc.creatorTeles, Nayara Pollyanna Arcanjo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T12:16:33Z-
dc.date.available2019-09-15-
dc.date.available2019-09-24T12:16:33Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10828-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a apresentação de plano de aula com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio do audiovisual, como recurso no processo ensino-aprendizagem dos componentes curriculares de Arte e Língua Portuguesa. O plano se apresenta como um projeto interdisciplinar para a construção de um vídeo de animação desenvolvido com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Minas Gerais e será desenvolvido no último trimestre do ano letivo de 2019. A metodologia contou, principalmente com os referenciais teóricos trabalhados no curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino Básico (TICEB). A proposta do plano de aula busca trabalhar com vídeos dentro de sala de aula, buscando um melhor desempenho dos alunos com os conteúdos trabalhados. Além de exercitar nos alunos sua autonomia para a criação curtas de animação; incentivar sua criatividade e a fruição de elementos da linguagem audiovisual; explorar as diversas formas de comunicação e expressão artísticas; explorar variados textos com diferentes gêneros textuais; desenvolver o conhecimento gramatical da Língua Portuguesa; utilizar de recursos como smartphones para a criação de vídeos e textos/roteiros produzidos durante as aulas. O presente trabalho também aponta algumas discussões necessárias sobre a formação de professores, integrando as TIC em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso do audiovisual na educação básica: uma proposta para o ensino de arte e de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons