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dc.contributor.advisor1Nozaki, Hajime Takeuchi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee2Quelhas, Álvaro de Azeredo-
dc.contributor.referee3Soares, Marta Genú-
dc.creatorBotrel, Thunay Venzi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T11:59:06Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-24T11:59:06Z-
dc.date.issued2019-04-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10823-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the curriculum of the Physical Education course of the FAEFID/UFJF after Resolution 07/04 (BRASIL, 2004) which separated the training in graduation and baccalaureate. In this sense, it aims to understand, what its implications for vocational training. The research is based on dialectical historical materialism, from the conception that the curricular fragmentation of Physical Education is not detached from the reality in which it is found nor from the historical process that constitutes it. For its accomplishment, a field study was carried out, analyzing the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs) graduation and baccalaureate degrees in Physical Education and interviews with teachers, directors and coordinators of the Physical Education the FAEFID/UFJF the was evidenced, with this analysis, the projects of professional training in dispute in the Brazilian physical education, materialized in the curricular experience of this institution. As a result of the analyzes, it was found that the curricular fragmentation in physical education in the UFJF provided the focus of the training for the baccalaureate and the devaluation of the degree. However, the essence of vocational training was marked by the dispute between two political groups in FAEFID, characterized by their positions in the process of curricular reform. Among the implications for the professional formation that the dismemberment of the curriculum made possible: a) the differences between courses are limited to the differentiation of disciplines, excluding the teachers' concern about the training process; b) training based on the non-school fields; c) training on the basis of the training of the new; d) the curricular swelling, growth of the sports and health area and the institution of the TCC in the curriculum. It is concluded that as a possibility of overcoming the capitalist logic of disqualification and fragmentation of the worker it is possible to adopt the extended degree, which conceives the professional formation in the field of human formation.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de Educação Física da FAEFID/UFJF após a Resolução 07/04 (BRASIL, 2004a) o qual separou a formação em licenciatura e bacharelado. Nesse sentido, visamos compreender, quais suas implicações para a formação profissional. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico dialético, a partir da concepção de que a fragmentação curricular da Educação Física não é desvinculada da realidade na qual se encontra e nem do processo histórico que a constitui. Para a sua concretização, realizamos um estudo de campo, analisando os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura e bacharelado em Educação Física e entrevistas com professores, diretores e coordenadores do curso de Educação Física da FAEFID/UFJF. Evidenciamos, com esta análise, os projetos de formação profissional em disputa na educação física brasileira, materializados na experiência curricular desta instituição. Como resultado das análises, constatamos que a fragmentação curricular em educação física na UFJF proporcionou o foco da formação para o bacharelado e a desvalorização da licenciatura. Porém, a essência da formação profissional esteve marcada pela disputa entre dois grupos políticos na FAEFID, caracterizados por suas posições no processo de reforma curricular. Dentre as implicações para a formação profissional que o desmembramento do currículo possibilitou, elencamos: a) as diferenças entre os cursos se resume à diferenciação de disciplinas, excluindo a preocupação dos professores pelo processo de formação; b) uma formação pautada no mercado de trabalho pertencente aos campos não escolares; c) uma formação voltada para as competências em razão da formação do trabalhador de novo tipo; d) o inchaço curricular, crescimento da área esportiva e da saúde e a instituição do TCC na grade curricular. Concluímos que como possibilidade de superação à lógica capitalista de desqualificação e fragmentação do trabalhador é possível adotar a licenciatura ampliada, a qual concebe a formação profissional no campo da formação humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectBachareladopt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.subjectBaccalaureatept_BR
dc.subjectNational curricular guidelinespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA fragmentação curricular em educação física na UFJF e suas implicações para a formação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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