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dc.contributor.advisor1Pereira Soares, Fabrício-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/9018619096429873pt_BR
dc.creatorFuriati Lentini, Gabriel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-23T21:36:21Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-23T21:36:21Z-
dc.date.issued2019-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10806-
dc.description.abstractDue to factors such as, stabilization of the real, technological progress and consequent globalization, the financial methods (mainly credit card) and the form of consumption have also evolved, becoming more accessible, complex and developed. Through Financial Education, knowledge becomes available to make take investment, financing and consumption decisions, forming citizens able to manage personal finances, in search of personal well-being. With the emergence of the UFJF Financial and Fiscal Support Center, it was possible to perceive that a large number of indebted persons who requested assistance in resolving financial situations, especially involving a credit card, did not have an adequate level of knowledge that enabled them to make righ decisions and to plan financially. Based on this information and findings, the present research consists of a study about the degree of knowledge on Financial Education of individuals seeking financial assistance in the course of Financial Education offered by PROCON / JF. The project was developed through the application of questionnaires distributed in person on April 1st and 2nd, 2019 at the PROCON headquarters where the course was taught. The questions were addressed on the general data of the respondents (profile), concepts of personal finance and decisions consumers, as well as issues involving consumer behavior and specific credit card situations. After data collection, the data were tabulated and the data obtained were analyzed using the IBM SPSS STATISTIC software. With the analyzes completed, it was verified that the students participating in the course, in general, do not have adequate knowledge in financial education, impacting mainly those who have credit cards. It was observed that this lack of knowledge affects the decision making either in investments, in financial planning, negotiation of debts, or simply related to the consumption of the day to day.pt_BR
dc.description.resumoDevido a fatores como estabilização do real, avanço tecnológico e consequente globalização, os métodos financeiros (principalmente cartão de crédito) e as formas de consumo também evoluíram, tornando-se mais acessíveis, complexos e desenvolvidos. Através da Educação Financeira é que se torna possível o conhecimento para tomar decisões de investimento, financiamento e consumo, formando cidadãos aptos a administrar suas finanças, em busca do bem-estar pessoal. Com o surgimento do Núcleo de Apoio Financeiro e Fiscal da UFJF, foi possível perceber que grande parcela dos endividados que solicitavam atendimento para resolver situações financeiras, em especial envolvendo cartão de crédito, não possuíam um nível adequado de conhecimento que possibilitava, aos mesmos, tomarem decisões corretas e a se planejar financeiramente. Com base nessas informações e descobertas, a presente pesquisa consiste em um estudo a respeito do grau de conhecimento sobre Educação Financeira dos indivíduos que buscam auxílio financeiro no curso de Educação Financeira oferecido pelo PROCON/JF. O desenvolvimento do projeto foi realizado através da aplicação de questionários distribuídos presencialmente nos dias 1o e 2 de abril de 2019 na sede do PROCON onde o curso foi ministrado, sendo abordadas questões sobre dados gerais dos respondentes (perfil), conceitos de finanças pessoais e decisões de consumo, além de questões envolvendo o comportamento do consumidor e situações específicas com cartão de crédito. Após a coleta dos dados foi realizada a tabulação dos mesmos e, posteriormente, os dados obtidos foram analisados com auxílio do software IBM SPSS STATISTIC. Com as análises concluídas, verificou-se que os alunos participantes do curso, de modo geral, não possuem conhecimentos adequados em educação financeira, impactando principalmente os que possuem cartão de crédito. Observou-se que essa falta de conhecimento afeta a tomada de decisão seja em investimentos, seja em planejamento financeiro, negociação de dívidas, ou simplesmente relacionados ao consumo do dia a dia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleEducação financeira: um estudo sobre o uso do cartão de crédito pelos alunos que buscam auxílio no curso de educação financeira do Procon/JFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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