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dc.contributor.advisor1Tozei, Nayara Peneda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487627205135818pt_BR
dc.contributor.referee1Tozei, Nayara Peneda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487627205135818pt_BR
dc.contributor.referee2Uceli, Amanda Ferrari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8732959303854361pt_BR
dc.contributor.referee3Taveira, Juliana Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213142193541977pt_BR
dc.creatorMota, Talita Ribeiro de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0952244173713495pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T15:39:57Z-
dc.date.available2019-09-12-
dc.date.available2019-09-13T15:39:57Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10797-
dc.description.abstractIn Brazil, the dropout rate in higher education institutions has been increasing over the years. To this increase, government programs are added to solve this problem. Therefore, the objective of this study is to analyze student evasion in the first year of higher education at the Federal University of Juiz de Fora, identifying the profile of the student being evaded and verifying which reasons contribute to the probability of student avoidance of this institution between the period from 2013 to 2017. For this purpose, the data of the Higher Education Census (CES) applied in panel data were used. In addition to the descriptive statistics, we used the probit probability model. The results show that receiving support and / or participating in some research or extension project decreases the probability that the student will evade. It should be noted that student quotaters are also less likely to evade than those entering through wide competition.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a taxa de evasão nas instituições de ensino superior vem crescendo ao longo dos anos. A esse aumento, somam-se programas governamentais a fim de solucionar esse problema. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar a evasão estudantil no primeiro ano de curso do ensino superior na Universidade Federal de Juiz de Fora, identificando o perfil do aluno evadido e verificando quais motivos contribuem para a probabilidade de evasão do estudante desta instituição entre o período de 2013 a 2017. Para tal foram utilizados os dados do Censo de Educação Superior (CES) aplicados em dados em painel. Além das estatísticas descritivas, utilizou-se do modelo de probabilidade probit. Os resultados obtidos mostram que receber apoio e/ou participar de algum projeto de pesquisa ou extensão diminui a probabilidade de o aluno evadir. Destaca-se que alunos cotistas também têm menor probabilidade de evadir do que aqueles que ingressam por ampla concorrência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvasão Estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectStudent Evasionpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectJuiz de Fora Federal Universitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleEstudo sobre evasão estudantil na Universidade Federal de Juiz de Fora entre os anos 2013 e 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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