https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10777
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cintiapereirabarbosa.pdf | 638.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Balduti, Camila Faria | - |
dc.creator | Barbosa, Cíntia Pereira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-11T14:34:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06 | - |
dc.date.available | 2019-09-11T14:34:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10777 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo apresenta-se sob título, Objetos de aprendizagem: O uso de recursos digitais no ensino das Ciências e, tem como objetivo a elaboração de um plano de aula que valorize o uso de objetos de aprendizagem por meio de recursos digitais no ensino da matéria de Ciências no 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como tema o Eletromagnetismo. Este estudo objetiva, principalmente, desenvolver uma proposta de trabalho que envolva o uso de objetos de aprendizagem virtuais para o ensino da matéria de Ciências. E busca ainda, o desenvolvimento de um plano de ensino que inclua o uso da tecnologia em sala de aula bem como o alcance de aulas mais dinâmicas, atrativas e prazerosas. Para a realização deste, usou-se como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico embasada em autores como Gama; Souza (2011), Tarouco et al. (2014), Martins (2016) e Neuenfeldt et al. (2017), entre outros, além da pesquisa e uso, no plano de aula, de recursos disponíveis no meio digital. Por meio da realização deste estudo, concluiu-se que este projeto de ensino norteará as ações desenvolvidas no espaço educativo através de atividades dinâmicas, aulas práticas e do uso do Quiz online, textos e de vídeos tutoriais do YouTube como objetos de aprendizagem. E, certamente contribuirá de forma efetiva para o ensino da matéria de Ciências, proporcionando a aproximação e a socialização dos alunos com o conteúdo aplicado. Será possível ainda, dinamizar as aulas de Ciências de modo que os alunos participem ativamente construindo seus conhecimentos de forma efetiva e prazerosa. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Ciências | pt_BR |
dc.subject | Recursos digitais | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Objetos de aprendizagem: o uso de recursos digitais no ensino das ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License