Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10770
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
grimbergdaillisilva.pdf370.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Barros, Juliana de Carvalho-
dc.creatorSilva, Grimberg Dailli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T14:29:08Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-11T14:29:08Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10770-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente plano de aula configura-se como uma proposta de produção de videoaulas de Língua Portuguesa pelos alunos do último ano do ensino fundamental. Através dos seus telefones celulares inteligentes – os smartphones, de técnicas orientadas pelo professor responsável e o monitor de informática da escola e, principalmente, pela habilidade com os recursos tecnológicos, característica da geração digital, estes sujeitos são convidados a reelaborar alguns conteúdos curriculares desta etapa de escolarização. Ao utilizar a linguagem do audiovisual, atrelada ao seu jeito de ser e de entender o mundo, o projeto procura exercitar, no jovem estudante, a autonomia, o trabalho colaborativo e o protagonismo na construção do conhecimento. Além disso, promove a inclusão digital, o uso esclarecido das TICs, a pesquisa crítica e a interação entre os pares e com a comunidade, em geral. A criação de vídeos autorais, bem como a possibilidade de postagem em uma plataforma digital, incentivará o ensino e o aprendizado dinâmicos fazendo com que o conhecimento escolar seja mais fácil e prazerosamente assimilado e socializado. Mais do que um objeto-símbolo da cultura e do consumo na contemporaneidade, em constante presença nas mãos dos adolescentes e jovens alunos, com suas polêmicas e proibições de uso nos espaços educativos, o celular pode se tornar um auxílio pedagógico no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectVideoaulapt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Posso usar o celular?”: proposta de produção de videoaulas de língua portuguesa em smartphones dos alunos do último ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons