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dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Vera Maria Ramos de-
dc.creatorDuque, Letícia de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T13:34:22Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-11T13:34:22Z-
dc.date.issued2018-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10749-
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate how the nursery teachers of a day care center in the city of Juiz de Fora conceive the care-education relationship and to reflect on the actions developed with infants and very young children. A brief history of the chosen day care center is presented, establishing a comparison between Brazilian reality and the one in Juiz de Fora. That demonstrates an alternation of responsibility of the center, concerning education time and assistance time. It is believed that the actions based on the care-education relationship might provide children’s insertion and development in cultural environment and that those actions are established in the relationship with others. For this reason, this study was based on the historical-cultural theory, founded on Vygotskyan approaches in relation to the ones developed by Pikler. In order to determine a research methodology consistent with the theory as well as the aim and the research process of the study, we have opted for the qualitative research approach. The resources used to collect the data were questionnaires, collaborative observation, field notes, photographs and reflective sessions. The results have demonstrated that, initially, the nursery teachers recognized the care-education relationship as inseparable, understanding assistance as an existing part of education in day care centers and being thus necessary for the introduction of children to regular schooling. With the course of the dialogues and reflections and at the end of the investigation, it was possible to perceive changes in the nursery teachers' speeches as well as in their actions with infants and very young children.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar como as professoras do berçário de uma creche conveniada ao município de Juiz de Fora concebem a relação cuidar-educar e ainda refletir sobre as ações desenvolvidas com bebês e crianças bem pequenas. No primeiro momento, apresentamos um breve histórico da creche, estabelecendo um comparativo entre a realidade brasileira e a juizforana. O que nos mostra um revezamento na responsabilidade pela creche, ora assistencialista, ora educacional. Acreditamos que as ações de cuidado-educação possibilitam o desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas e a inserção ao meio cultural por meio da relação com o outro. Por isso nos embasamos na teoria histórico-cultural, a partir dos estudos de Vigotski e seus colaboradores, estabelecendo também uma relação com a abordagem desenvolvida por Emmi Pikler. A fim de delimitar uma metodologia de investigação coerente com a teoria, bem como com o objeto e o processo de investigação, optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os recursos de produção de dados foram o questionário, a observação participante, as notas de campo, fotografias e as sessões reflexivas. Os resultados demonstram que inicialmente as docentes reconheciam o cuidar-educar como indissociáveis, mas entendendo que o “cuidar” já existia na creche sendo necessária a introdução das ações escolarizadas. Com o decorrer dos diálogos e reflexões ao final da investigação foi possível perceber mudanças nas falas das professoras bem como nas suas relações com os bebês e crianças bem pequenas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectCuidar-educarpt_BR
dc.subjectBebês e crianças bem pequenaspt_BR
dc.subjectDay care centerspt_BR
dc.subjectNursery teacherspt_BR
dc.subjectCare-education relationshippt_BR
dc.subjectInfants and very young childrenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs sentidos da relação cuidar-educar nos berçários de uma creche do município de Juiz de Fora/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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