Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10748
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianepracianolaurianodelima.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nicolella, Alexandre Chibebe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorLima, Cristiane Praciano Lauriano de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T13:31:36Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-11T13:31:36Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10748-
dc.description.abstractThe present dissertation entitled "Low completion rates of students entering the semi-presential EJA in a Center of Education in Ceará: challenges and possibilities" is based on a management case and was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This Center of Education, although presenting curricular structure, functioning and pedagogical proposal differentiated from the other schools of the educational network of Ceará, has lived with the challenging context of the low completion rates in basic schooling. When analyzing the data of the secretariat, it was verified that in the years 2015, 2016 and 2017 of the students enrolled to attend the igh school stage of 58%, 57% and 52% respectively did not remain in the Center of Studies cited. Thus, the study has as a premise the following problem question: what has caused the low permanence and, consequently, the low conclusion in the scholastic stage of the students who join the semi-presential EJA in the CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima? The objective is, therefore, to analyze the factors that have led students not to complete the basic schooling stage in the blended EJA in the Education Center, as well as to develop an action plan that seeks to minimize the problems encountered. To do so, qualitative research was used as a methodology. Through the results of the investigative action carried out in this study, it was possible to understand that different aspects corroborated the low rates of permanence and completion of the students who seek the Education Center to resume their studies. In this way, once the factors that most competed to ensure that the student, having resumed his / her educational path in the CEJA, were suspended again, interventions were proposed, based on an Educational Action Plan (PAE). It is appropriate to say that the action plan, alone, will not increase substantially the rates of permanence and completion of students who join the CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima. In this sense, public policies aimed at this plural audience also need to be strengthened.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, intitulada “Baixos índices de conclusão dos alunos que ingressam na EJA semipresencial em um Centro de Educação no Ceará: desafios e possibilidades” estrutura-se em um caso de gestão. Além disso, foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O referido Centro de Educação, embora apresente estrutura curricular diferenciada das demais escolas da rede de ensino do Ceará, em relação ao funcionamento e à proposta pedagógica, tem convivido com o contexto desafiador dos baixos índices de conclusão na escolarização básica. Ao se analisar os dados da secretaria constatou-se que, nos anos de 2015, 2016 e 2017, dos alunos matriculados para cursar a etapa escolar do ensino médio completo 58%, 57% e 52%, respectivamente, não permaneceram no Centro de Estudos citado. Dessa forma, o estudo tem como premissa a seguinte questão problema: o que tem causado a baixa permanência e, consequentemente a baixa conclusão na etapa escolar dos alunos que ingressam na EJA semipresencial no CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima? Objetiva-se, portanto, analisar os fatores que têm levado os alunos a não concluírem a etapa de escolarização básica na EJA semipresencial no Centro de Educação, bem como desenvolver um plano de ação que busque minimizar os problemas encontrados. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa. Por meio dos resultados da ação investigativa, feitos nesse estudo, foi possível apreender que diferentes aspectos corroboraram para os baixos índices de permanência e conclusão dos alunos que procuram o Centro de Educação para retomar os estudos. Dessa forma, ao se constatarem os fatores que mais concorreram para que o aluno, tendo recomeçado o seu percurso educacional no CEJA, o suspenda novamente, foram propostas intervenções a partir de um Plano de Ação Educacional (PAE). É oportuno dizer que o plano de ação, sozinho, não dará conta de aumentar substancialmente os índices de permanência e conclusão dos estudantes que ingressam no CEJA Pe. Luiz Gonzaga Xavier de Lima. Nesse sentido, políticas públicas voltadas para esse público plural precisam, também, ser fortalecidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectBaixos índices de conclusãopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.subjectLow completion ratespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBaixos índices de conclusão dos alunos que ingressam na EJA semipresencial em um centro de educação no Ceará: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons