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dc.contributor.advisor1Nobre, Luciane Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349439805356437pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Michelle Duarte Rios-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5567280401272335pt_BR
dc.contributor.referee1Talma, Elismara Vaz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCampos, Edilene Cristina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-11T13:19:59Z-
dc.date.available2019-09-11-
dc.date.available2019-09-11T13:19:59Z-
dc.date.issued2019-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10745-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho de conclusão de curso tem como proposta oferecer orientação aos profissionais envolvidos com a educação inclusiva, por meio de um projeto de intervenção, usando como recursos minicursos ocorridos em uma escola pública de um município mineiro. A questão de partida desse projeto foi: Como desenvolver práticas facilitadoras que auxiliem alunos com deficiência física e intelectual solidificando sua aprendizagem? O referencial teórico utilizado para a investigação foi embasado em autores como PERRENOUD (2002) e SILVA (2008) entendendo ser imprescindível que, a formação inicial e continuada do professor que trabalhe com a educação inclusiva ensine práticas que os ajude a adquirir habilidades e competências que contemple as diferentes formas de aprender. Nessa perspectiva, esse projeto de intervenção tem como objetivo trazer uma proposta de reflexão sobre as práticas do ensinar a cada sujeito, vendo-o na sua singularidade e limitação. O minicurso foi utilizado como metodologia na pesquisa. Com a participação de professoras que atuam na escola em turmas com alunos com deficiência física e mental, estudamos variados textos que tratam de conhecimentos específicos acerca da educação inclusiva, incluindo leis e diretrizes sobre a formação de professores e ações pedagógicas no cotidiano escolar. Também foram apresentados vídeos motivadores e alguns textos despertando reflexões críticas e envolvimento dos convidados presentes. De modo geral, as principais questões que foram levantadas durante as intervenções vêm dando suporte aos profissionais da escola no sentido de buscar por metodologias mais embasadas na real necessidade dos alunos com deficiência, acolhendo-os de forma natural e visando seu sucesso escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProfessores e os olhares sobre as práticas inclusivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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