Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1072
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinalessacataldi.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Eliana Lúcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721859Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Carmo, Apolônio Abadio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780462U4pt_BR
dc.contributor.referee2Mourão, Ludmila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793248P8pt_BR
dc.creatorCataldi, Carolina Lessa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:57:16Z-
dc.date.available2016-03-31-
dc.date.available2016-04-24T02:57:16Z-
dc.date.issued2013-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1072-
dc.description.abstractThis study is a master thesis titled - The paths taken by the Inclusive Physical Education: a thinking from the teaching proposals and profile of Physical Education teachers. This study was organized in chapters that have been taken the form of articles which allows the discussion of the topics listed below. In the first chapter, entitled - Deployment and Implementation of Inclusive Physical Education, identifies the main historical registers of the Inclusive Education Policies in Brazil and suggests a bid to implement an Inclusive Physical Education at schools. The second chapter - Profile of students/ teachers training course in continuous physical activity for people with disabilities, presents the teacher‟s profile, from several Brazilian regions, responsible for different elements of the basic, and secondary or higher education curriculum, engaged in the "Physical activity for people with disabilities" post graduation distance course, offered, until this moment, in five versions by the Department of Continuing Education Literacy, Diversity and Inclusion - SECADI / MEC in partnership with the Faculty of Physical Education and Sports, Federal University of Juiz de Fora (FAEFID-UFJF), focusing on Inclusive Education, specifically in Inclusive Physical Education. The third chapter - The inclusion of people with disabilities in physical education classes: Analysis of teaching practices, deepens the previous discussions mapping and categorizing the pedagogical practices of Physical Education teachers who are exposed to complex changes generated by the inclusion process; and it is possible to identify characteristics of the practice and understanding that the major agents of educational inclusion have about what would be an inclusive physical education. The fourth chapter - Inclusive Physical Education: An overview of scientific publications between 2000 and 2012, carried out a mapping and assessment / categorization of knowledge production in 26 journals indexed by Qualis, published from 2000 to 2012, that often approach the issues related to Education, Physical Education, Disability and Inclusion. This chapter also analyze the intersection of these and aim to establish an overview of the publications on Inclusive Physical Education. This chapter concludes our enterprise, throwing some thoughts on our findings.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é fruto do trabalho de mestrado intitulado - Os caminhos percorridos pela Educação Física Inclusiva: Uma reflexão a partir do perfil e propostas pedagógicas dos professores de Educação Física. Esse trabalho foi organizado em capítulos que assumem o formato de artigos, o que permite discorremos acerca das temáticas a seguir apresentadas. No primeiro capítulo - intitulado Implantação e implementação da Educação Física Inclusiva, identifica-se os principais apontamentos históricos da Política de Educação Inclusiva brasileira e faz-se uma proposta de implementação da Educação Física escolar inclusiva. O segundo capítulo - Perfil dos alunos/professores do curso de formação continuada em atividade física para pessoas com deficiência, diagnostica o perfil de professores de diversas regiões do Brasil responsáveis por diferentes componentes curriculares da educação básica, secundária e/ou superior, oportunizados a participar do curso de formação continuada “Aperfeiçoamento em atividade física para pessoas com deficiência”, na modalidade a distância, oferecido até o momento em cinco versões pela Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID-UFJF), com foco na Educação Inclusiva, mais especificamente na Educação Física Inclusiva. O terceiro capítulo - A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física escolar: Análise das práticas pedagógicas, aprofunda as discussões anteriores ao mapear e categorizar as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física que estão expostos às complexas mudanças geradas pelo processo de inclusão, sendo possível identificar características desta prática e o entendimento que os principais agentes da inclusão escolar têm sobre o que seria uma Educação Física inclusiva. O quarto capítulo - Educação Física Inclusiva: Um panorama das publicações científicas entre 2000 e 2012, apresenta um mapeamento e uma avaliação/categorização da produção do conhecimento em 26 periódicos indexados no Qualis, publicados no período de 2000 a 2012, e que abordam com frequência as temáticas relacionadas à Educação, Educação Física, Deficiência e Inclusão, analisando o cruzamento das mesmas e objetivando estabelecer um panorama das publicações sobre Educação Física Inclusiva. Este encerra nossa empreitada, lançando algumas reflexões acerca da configuração encontrada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusive physical educationpt_BR
dc.subjectDisabilitiespt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleOs caminhos percorridos pela educação física inclusiva: uma reflexão a partir do perfil e propostas pedagógicas dos professores de educação físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.