Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10723
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vaniaaparecidapereirabasilio.pdf638.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Daniel Eveling da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8344784D6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Álvaro Dyogo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Roseli Detoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307361214531921pt_BR
dc.creatorBasílio, Vânia Aparecida Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:17:33Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:17:33Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10723-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de plano de aula com a temática: Populações Humanas e seus Desafios. As estratégias pedagógicas adotadas para seu desenvolvimento fundamentam-se no uso ativo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por meio de aparelhos como smartphones, notebooks e datashow com e sem acesso à internet. As atividades foram desenvolvidas nas aulas de biologia da turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Odilon Behrens, tendo como professora regente de aula a autora deste material. Para o desenvolvimento do plano de aula foram realizadas atividades como pesquisas na internet, discussões contextualizadas do tema em sala de aula, produção de áudios e vídeos sobre o tema abordado, nas quais a pesquisadora encontrou dificuldades com a quantidade e a qualidade dos aparelhos midiáticos disponíveis na escola. Devido a essa característica optamos por utilizar aparelhos tecnológicos dos alunos e da professora para contornar as dificuldades encontradas na escola. Notamos que durante as aulas os alunos envolveram-se de forma ativa nos processos educacionais mediante o uso dos dispositivos eletrônicos (computador, datashow e smartphones). Entende-se dessa maneira que o acesso e a criação de conteúdos se tornaram mais atrativos, interativos e produtivos a partir das produções dos discentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectInformação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecnologias da informação e comunicação proporcionando a mediação do conhecimento no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons