https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10717
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
renatoeliascosta.pdf | 221.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5648329922280680 | pt_BR |
dc.creator | Costa, Renato Elias | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T20:13:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T20:13:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10717 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem o objetivo de apresentar a elaboração e desenvolvimento de planos de aula, usando tecnologias digitais, que será desenvolvido no segundo bimestre do ano letivo de 2019. O trabalho expõe, de forma discriminada, todo o roteiro de aulas a serem ministradas na disciplina de Matemática, durante o ano letivo. Esse plano tem como público-alvo os alunos dos 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental II, da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Para o seu desenvolvimento, utilizaremos, como recurso didático-pedagógico e tecnológico, planilhas do Software Excel, no apoio à aprendizagem de conteúdos programáticos de Matemática. A elaboração das aulas nas planilhas do programa Microsoft Excel, é parte de um processo prático de inserções de dados e fórmulas matemáticas nas células da planilha. A metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa qualitativa. Como produto final, os alunos elaborarão uma tabela de tabuada personalizada, construída por meio da ferramenta Excel. Após o desenvolvimento do planejamento, será feita uma análise sobre como as aulas ministradas com recursos tecnológicos podem despertar o interesse maior dos alunos. E se conseguiram assimilar melhor os conteúdos apresentados. Essa intervenção pode favorecer a aprendizagem e um melhor aproveitamento dos alunos nesse processo formativo. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Computadores | pt_BR |
dc.subject | Tablet | pt_BR |
dc.subject | Planos de aulas | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Excel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Elaboração de planos aulas e métodos de ensino de matemática: as TIC como ferramentas auxiliadoras nesse processo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
This item is licensed under a Creative Commons License