Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10717
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatoeliascosta.pdf221.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.creatorCosta, Renato Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:13:58Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:13:58Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10717-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de apresentar a elaboração e desenvolvimento de planos de aula, usando tecnologias digitais, que será desenvolvido no segundo bimestre do ano letivo de 2019. O trabalho expõe, de forma discriminada, todo o roteiro de aulas a serem ministradas na disciplina de Matemática, durante o ano letivo. Esse plano tem como público-alvo os alunos dos 6°, 7° e 8° anos do Ensino Fundamental II, da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais. Para o seu desenvolvimento, utilizaremos, como recurso didático-pedagógico e tecnológico, planilhas do Software Excel, no apoio à aprendizagem de conteúdos programáticos de Matemática. A elaboração das aulas nas planilhas do programa Microsoft Excel, é parte de um processo prático de inserções de dados e fórmulas matemáticas nas células da planilha. A metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa qualitativa. Como produto final, os alunos elaborarão uma tabela de tabuada personalizada, construída por meio da ferramenta Excel. Após o desenvolvimento do planejamento, será feita uma análise sobre como as aulas ministradas com recursos tecnológicos podem despertar o interesse maior dos alunos. E se conseguiram assimilar melhor os conteúdos apresentados. Essa intervenção pode favorecer a aprendizagem e um melhor aproveitamento dos alunos nesse processo formativo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectComputadorespt_BR
dc.subjectTabletpt_BR
dc.subjectPlanos de aulaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectExcelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleElaboração de planos aulas e métodos de ensino de matemática: as TIC como ferramentas auxiliadoras nesse processopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons