Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10712
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
priscilapereiratavaresbarrozo.pdf508.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.creatorBarrozo, Priscila Pereira Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T20:10:43Z-
dc.date.available2019-09-03-
dc.date.available2019-09-04T20:10:43Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10712-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo propõe um plano de aula com uso de dois softwares livres para a avaliação e estimulação das capacidades e dificuldades dos alunos, na aquisição da linguagem oral e escrita. O desenvolvimento deste plano de aula se dará de forma multidisciplinar, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, com uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Os jogos e atividades propostas versarão sobre diversos conteúdos básicos para aprendizagem global dos alunos. Além disso, o presente trabalho, também, traz reflexões sobre a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados no ensino regular, visto que, na turma em questão, há um aluno com diagnóstico de autismo. Para que todos os alunos possam participar das atividades propostas, houve a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas, considerando seu aspecto interativo, dinâmico e versátil. E como produto final, serão criados registros fotográficos, gravações de vídeos e áudios. Posteriormente, haverá a apresentação dos trabalhos, para os responsáveis e professores, em evento escolar, a fim de compartilhar e tornar pública parte da experiência vivenciada pelos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inclusão das TIC no processo educativo: um recurso, também, inclusivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons