Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10690
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrabeatrizderezende.pdf424.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648329922280680pt_BR
dc.contributor.referee1Balduti, Camila Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorRezende, Leandra Beatriz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238293709223767pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:36:39Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-09-04T19:36:39Z-
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10690-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente Plano de Aula − proposta do Curso de Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino Básico (TICEB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) − tem como objetivo o uso das tecnologias para auxiliar no desenvolvimento de competências para o trabalho e habilidades socioemocionais que possibilitem adolescentes, entre 15 e 17 anos de idade, a exercerem sua autonomia quanto ao uso das tecnologias digitais como prática social para resolver problemas cotidianos, como a gestão financeira familiar e pessoal. Para tanto foi elaborado um plano de aula, organizado em três aulas de duas horas cada, a serem lecionadas em um espaço de educação não escolar. Portanto, não está vinculado a uma disciplina curricular. Trata-se de uma Associação que oferta atividades esportivas culturais e educacionais para crianças e adolescentes. Foram levadas em considerações as competências: cultura digital, trabalho e projeto de vida indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais competências se complementam e são fundamentais para mobilizarem nos alunos capacidades como planejamento e organização, essenciais ao desenvolvimento pessoal e profissional. O produto final foi a elaboração de uma Planilha Financeira Familiar para auxiliar o aluno no acompanhamento do planejamento financeiro doméstico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectExcelpt_BR
dc.subjectGestão financeirapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso do Excel como ferramenta na gestão de recursos: acompanhando o planejamento financeiro familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons