Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10687
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kerolaycristianedesouzamarquesbatistademacedo.pdf538.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cássia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Romero, Sheila Rigante-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9087794489515439pt_BR
dc.creatorMacedo, Kerolay Cristiane de Souza Marques Batista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0751700185585565pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T19:35:00Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2019-09-04T19:35:00Z-
dc.date.issued2019-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10687-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso foi finalizado com o desenvolvimento de um plano de aula que teve como objetivo contribuir para o ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica. O conteúdo deste plano abarca os números racionais em turmas de sétimo ano do ensino fundamental e segue como proposta de aplicabilidade em sala de aula. No campo dos estudos realizados nesta especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação da Educação Básica (TICEB) este plano foi elaborado para inserir práticas pedagógicas inovadoras que possam contribuir para que os estudantes superem algumas de suas dificuldades na aprendizagem de conteúdo da disciplina matemática, a partir do uso de equipamentos tecnológicos já presentes no dia a dia destes educandos. Além dos estudos nas disciplinas do TICEB, para elaboração do plano de aula foram realizadas pesquisas em livros, periódicos, artigos e internet. O conteúdo escolhido exigiu rever práticas escolares já realizadas, adequando o conteúdo à realidade do educando já inserido no mundo tecnológico. A execução deste plano tem, portanto, a expectativa de que estas mudanças no ensino possam propiciar aulas agradáveis, participativas e, assim, podem contribuir com a contínua busca pelo conhecimento e melhoria da qualidade na educação escolar. O ensino dos números racionais será apresentado, inicialmente, por meio da história da matemática já adaptada ao uso das novas tecnologias. Em seguida será adotado o uso de diferentes materiais didáticos, tais como os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) para o ensino e revisão deste conteúdo. Além disto, serão criados outros materiais digitais pelos alunos, dentre eles vídeos, games, animações, etc que ficarão disponíveis em uma pasta compartilhada com a turma (Google Drive). E ainda, esses alunos terão o acesso a uma plataforma adaptativa, Khan Academy, para que os mesmos realizem atividades de fixação durante esse processo. A plataforma dispõe de um sistema onde será possível acompanhar (monitorar) para avaliar a aprendizagem dos alunos e realizar ações de intervenção caso necessário. Entre outras contribuições possíveis, destaca-se o fato deste trabalho poder ajudar no processo de adequação das práticas pedagógicas à Base Nacional Comum Curricular, no que tange ao ensino de conteúdos da matemática, por meio do uso das tecnologias digitais no contexto escolar e a partir dos conhecimentos dos alunos e alunas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros racionaispt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs mídias e as plataformas adaptativas no ensino de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons