https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10682
File | Description | Size | Format | |
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julianaaparecidabibianovieirapereira.pdf | 532.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Rita de Cássia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Brigatte, Ana Maria | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1062901299769173 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Álvaro Dyogo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462929848683743 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Juliana Aparecida Bibiano Vieira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-04T19:30:59Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28 | - |
dc.date.available | 2019-09-04T19:30:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10682 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) podem ser consideradas como uma ferramenta interessante e lúdica para o ensino na educação básica. Na atualidade, estão disponíveis para que o aluno possa se apropriar e produzir conhecimento em sala de aula. Quando inseridas nos processos de ensino e de aprendizagem, as TIC’s podem contribuir trazendo maior aproximação com as tecnologias e informações digitais do período atual, o que é relevante para a formulação de Planos de Aula que considerem as culturas dos indivíduos no tempo presente. Este reconhecimento das TIC’s como meio para aprimorar o ensino tem implicações nos processos de fundamentação teórico-metodológica dos planos de aula. Neste contexto, o uso de jogos e aplicativos para celular emerge como uma possibilidade de inúmeros aprendizados porque têm relação direta com a vivência dos alunos. Porém há também desafios. É sabido que crianças e adolescentes têm um contato cada vez maior e mais precoce com as tecnologias de informação, o que deve ser considerado como ponto de partida para a elaboração de atividades. Mas ainda há um distanciamento entre os conhecimentos sobre tais ferramentas e sobre como usá-las nos processos de ensino e de aprendizagem vivenciado nas salas de aulas brasileiras. Há que se repensar as práticas educativas, uma vez que tais práticas podem melhorar o ensino e tornar mais prazerosas as aprendizagens. Neste contexto, o presente Plano de Aula traz como objetivo ensinar os conteúdos geográficos referentes à Cartografia, tendo no jogo Pokémon GO o recurso metodológico para o processo de ensino-aprendizagem. As fundamentações teórico-metodológicas que embasam tal prerrogativa vão de encontro com as normatizações da Base Nacional Comum Curricular (2018) e representam um ganho em termo de práticas possíveis de serem inseridas nas salas de aulas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Jogos na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos de celular | pt_BR |
dc.subject | Pokémon GO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | As tecnologias da informação e comunicação no ensino básico: um recorte para o uso do jogo Pokémon GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Básico |
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