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dc.contributor.advisor1Fernandes, Dmitri Cerboncini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779437P6pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Arthur Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227499H8pt_BR
dc.creatorMoraes, Cleuza Rosália Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4614087T2pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T02:54:29Z-
dc.date.available2016-03-30-
dc.date.available2016-04-24T02:54:29Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1063-
dc.description.abstractAiming the ordinance for including children with Special Educational Needs at regular schools, this Educational Plan of Action aims analyze the work with the students at Monteiro Lobato State School, under the jurisdiction of the Regional Superintendence of Education of Itajubá, the impacts and implications of this practice and the support offered by the RSE on the improvement of instructor actions for the effectiveness of educational inclusion. This research is substantiated by the actual speech of inclusion and educational policies present in Brazil and Minas Gerais. The research got a demand of included students at the school chosen for analysis and intended take data about concretion of this inclusion at the scholar unit. For obtaining more severity and relevance of data, the used procedures were interviews with scholar and regional managers, questionnaires and interviews with teachers, document analysis, case studies and participant observation. The data reveals, on the one hand, the professional unpreparedness for performing the job on the inclusion perspective, pointing the urgency of concept and postural changes and, on the other, the necessity of support from regional team for development of a more assertive practice. From this analysis, the purpose is an Educational Plan of Action that enables an attendance more systematic from the regional team, with perspective of instructor actuation improving, aiming the successes and quality, fostering, this way, a quality education for every included students.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista as determinações legais para a inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas escolas regulares, este Plano de Ação Educacional (PAE) analisa o trabalho realizado com esses alunos na Escola Estadual Monteiro Lobato, jurisdicionada à Superintendência Regional de Ensino de Itajubá (SRE Itajubá), os impactos e as implicações dessa prática e o suporte oferecido por essa SRE no fortalecimento das ações docentes para a efetivação da inclusão educacional. Fundamenta esta pesquisa o discurso atual de inclusão e a política educacional vigente no Brasil e em Minas Gerais. A pesquisa considerou a demanda de alunos a serem incluídos na escola escolhida para análise e pretendeu coletar dados para instruir uma proposta de inclusão na unidade escolar. Para obter maior rigor e relevância dos dados, os procedimentos utilizados foram entrevistas com os gestores escolares e regionais, questionários e entrevistas com os professores, análise documental, estudo de caso e observação participante. Os dados revelam, por um lado, o despreparo dos profissionais para realizar o trabalho na perspectiva da inclusão, apontando a urgência de mudanças conceituais e de posturas e, por outro, a necessidade do suporte da equipe regional para o desenvolvimento de uma prática mais assertiva. A partir dessa análise, a proposta é um Plano de Ação Educacional que viabilize um acompanhamento mais sistemático da equipe regional, com vistas à melhoria da atuação docente, visando ao sucesso e à qualidade, favorecendo, assim, uma educação de qualidade a todos os educandos incluídos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectQualificação Docentept_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectIncluding Educationpt_BR
dc.subjectInstructor Qualificationpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA importância do monitoramento da superintendência regional de ensino na efetivação da inclusão educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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