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dc.contributor.advisor1Bizarro, Heloisa D’Avila da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Juciane Maria Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070542163228455pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Felipe da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorRocha, Wagner Correa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4863007125750383pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T15:20:55Z-
dc.date.available2019-08-30-
dc.date.available2019-08-30T15:20:55Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10630-
dc.description.abstractThe teaching of biology in the country was structured on the basis of philosophies, ideas and a political contextualization made effective from the teaching of Natural Sciences during the 1990s and was established through significant advances in the area. Nowadays, due to the arrival of a new generation of students to the school, the teaching of biology has been approached with great difficulties, bumping into obstacles that end up affecting the development of the discipline. Given these obstacles, the practice of scientific initiation in high school has been presented as a tool to approach the student, biology teaching and school. Aiming to establish the profile of the development of scientific initiation in the country as a pedagogical strategy for teaching biology, the research was characterized as exploratory and qualitative. It used the bibliographical research for the data collection evaluating 7 scientific publications of the last years. It was possible to compare scientific initiation data developed only in high schools and in schools with partnerships with research institutes. The SC / HS (High School Scientific Initiation Programs) that are much more grounded in the country are those applied between school partnerships and research institutes. Students who participate in these programs become more independent, demonstrate greater teamwork, show more interest in the studies, have a higher academic performance, even in the biology discipline, and become more mature in higher education. Several difficulties were observed in the development of the proposal, with emphasis on the academic orientation that needs to be constantly evaluated. The teaching strategy can be a great pedagogical support tool for the motivational interest of our young students, but still needs more studies for the gaps found in the specific literature.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de biologia no país foi estruturado sobre uma base de filosofias, ideias e uma contextualização política efetivada a partir do ensino de Ciências Naturais no decorrer da década de 1990 e se estabeleceu por meio de avanços significativos na área. Atualmente, devido à chegada de uma nova geração de alunos à escola, o ensino de biologia tem sido abordado com grandes dificuldades, se esbarrando em entraves que acabam afetando o desenvolvimento da disciplina. Diante desses obstáculos, a prática da iniciação científica no ensino médio vem se apresentando como uma ferramenta de aproximação entre o aluno, o ensino de biologia e a escola. Visando estabelecer o perfil do desenvolvimento da iniciação científica no país como estratégia pedagógica para o ensino de biologia, a pesquisa se caracterizou como exploratória e qualitativa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para a coleta de dados, avaliando 7 publicações científicas dos últimos anos. Pôde-se comparar dados da iniciação científica desenvolvidos apenas nas escolas de ensino médio e em escolas com parcerias com institutos de pesquisa. Os programas de Iniciação no Ensino Médio (IC/EM) que estão bem mais fundamentados no país são aqueles aplicados entre parceria das escolas e institutos de pesquisa. Os alunos que participam desses programas tornam-se mais independentes, demonstram maior facilidade de trabalho em equipe, demonstram mais interesse pelos estudos, apresentam maior rendimento escolar inclusive na disciplina de biologia, tornando-se mais maduros para o ingresso no ensino superior. Diversas dificuldades foram observadas no desenvolvimento da proposta, com destaque para a orientação acadêmica que necessita ser constantemente avaliada. A estratégia de ensino pode ser uma grande ferramenta de apoio pedagógico para o interesse motivacional dos nossos jovens estudantes, contudo ainda necessita de maiores estudos para as brechas encontradas na literatura específica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectIniciação científicapt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectScientific researchpt_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA iniciação científica como estratégia pedagógica para o ensino de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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