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dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Colchete Filho, Antonio Ferreira-
dc.contributor.referee2Feiber, Fúlvio Natercio-
dc.creatorOliveira, Vanda do Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T12:06:26Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-30T12:06:26Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10629-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAED / UFJF). This study aimed to discuss the occupational reality regarding the acquisition of Personal Protective Equipment (EPI) and its consequences on the health and safety of the employees of the Faculty of Engineering (FEng), based on the study of three laboratories. To do so, it was investigated possible factors that contribute to the inefficacy of the purchase of these security items. Faced with this perspective, we reached the guiding question of the research: as the labor safety sector can help in the acquisition of EPIs in the three laboratories investigated aiming, thus, the prevention of risks of accidents and diseases at work? The general objective of this study is to analyze the current process of purchasing EPIs. The specific objectives include: (1) Describe the legal aspects that involve the acquisition of EPI, as well as to present the differences between the private initiative and the public administration that impact actions to promote health and safety at work; (2) Analyze workers perceptions about work safety and identify their main difficulties; (3) Analyze the problems that interfere with the purchase of EPIs and (4) Propose an Educational Action Plan (PAE) to overcome obstacles in the purchasing process and to improve the performance of GSET. The methodology of this research is characterized as qualitative using as an instrument the application of interviews with semi-structured script. It was found from the surveys that the possible primary causes for the inefficiency of the EPI acquisition process involve financial, technical and of institutional communication. In view of the results found and considering the current reality of the UFJF, a PAE has been proposed that will improve the process of purchasing EPI and improve the performance of GSET.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Este estudo pretendeu discutir a realidade ocupacional quanto à aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e suas consequências sobre a saúde e segurança dos trabalhadores da Faculdade de Engenharia (FEng), a partir do estudo de três laboratórios. Para tanto, realizou-se investigação sobre possíveis fatores que contribuem para ineficácia das compras desses itens de segurança. Diante dessa perspectiva, chegou-se à questão norteadora da pesquisa: como o setor de segurança do trabalho pode auxiliar na aquisição dos EPIs nos três laboratórios investigados visando, desse modo, a prevenção dos riscos de acidentes e doenças no trabalho? O objetivo geral deste estudo é analisar o atual processo de compras de EPIs. Já os objetivos específicos englobam: (1) Descrever os aspectos legais que envolvem a aquisição de EPI, bem como apresentar as diferenças entre a iniciativa privada e a administração pública que impactam as ações de promoção à saúde e segurança do trabalho; (2) Analisar qual a percepção dos trabalhadores sobre a segurança do trabalho e identificar suas principais dificuldades; (3) Analisar os problemas que interferem na compra dos EPIs e (4) Propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para superar os entraves no processo de compra e que aperfeiçoe a atuação da GSET. A metodologia desta pesquisa se caracteriza como qualitativa utilizando-se como instrumento a aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado. Constatou-se, a partir dos levantamentos, que as possíveis causas primárias para a ineficiência do processo de aquisição de EPI envolvem questões das esferas financeiras, técnicas e de comunicação institucional. Em vista dos resultados encontrados e considerando a realidade atual da UFJF, foi proposto um PAE que aprimore o processo de compras de EPIs e aperfeiçoe a atuação da GSET.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquipamento de proteção individualpt_BR
dc.subjectSegurança do trabalho no serviço públicopt_BR
dc.subjectAquisição de equipamento de proteção individualpt_BR
dc.subjectIndividual protection equipmentpt_BR
dc.subjectSafety of the worker in the public servicept_BR
dc.subjectAcquisition of individual protection equipmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA aquisição de equipamentos de proteção individual na UFJF: considerações a partir do estudo de três laboratórios da Faculdade de Engenhariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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PROQUALI - Dissertações



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