https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10600
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcelofeliciomartinspinto.pdf | 431.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Leandro Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Pinto, Marcelo Felício Martins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T14:17:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23 | - |
dc.date.available | 2019-08-27T14:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10600 | - |
dc.description.abstract | This intervention project aims to propose lecture and classroom discussions about the construction of memories about the military dictatorship in Brazil. Thus, punctuating the distinctions between history and memory, the proposal will discuss with students the different speeches that exist in relation to the military regime, as well as the impacts of these referred in this regard to ruptures and continuities in which this dictatorial past. In this sense, this work meets a problematizing historical content perspective discussed in the classroom. Thus, I consider it essential that the history teacher promotes debates in the school environment, understanding that this course must provide critical reflections on the past, especially with regard to your intersection with the present time. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção tem o objetivo de propor aula expositiva e debates em sala de aula acerca da construção das memórias sobre a Ditadura Militar no Brasil. Assim, pontuando as distinções entre História e memória, a proposta será discutir com os alunos os diversos discursos existentes em relação ao regime militar, bem como os impactos destes enunciados no presente, no que diz respeito às rupturas e continuidades no que tange a este passado ditatorial. Nesse sentido, este trabalho vai ao encontro de uma perspectiva mais problematizadora dos conteúdos históricos discutidos em sala de aula, em detrimento de uma concepção meramente conteudista do ensino. Desse modo, considero fundamental que o professor de História fomente debates no ambiente escolar, compreendendo que esta disciplina deve proporcionar reflexões críticas sobre o passado, principalmente no que diz respeito a sua intersecção com o tempo presente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | The military dictatorship | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | As memórias construídas sobre a ditadura militar no Brasil: debates em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo |
This item is licensed under a Creative Commons License