Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10600
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcelofeliciomartinspinto.pdf431.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Leandro Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorPinto, Marcelo Felício Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T14:17:40Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-08-27T14:17:40Z-
dc.date.issued2019-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10600-
dc.description.abstractThis intervention project aims to propose lecture and classroom discussions about the construction of memories about the military dictatorship in Brazil. Thus, punctuating the distinctions between history and memory, the proposal will discuss with students the different speeches that exist in relation to the military regime, as well as the impacts of these referred in this regard to ruptures and continuities in which this dictatorial past. In this sense, this work meets a problematizing historical content perspective discussed in the classroom. Thus, I consider it essential that the history teacher promotes debates in the school environment, understanding that this course must provide critical reflections on the past, especially with regard to your intersection with the present time.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem o objetivo de propor aula expositiva e debates em sala de aula acerca da construção das memórias sobre a Ditadura Militar no Brasil. Assim, pontuando as distinções entre História e memória, a proposta será discutir com os alunos os diversos discursos existentes em relação ao regime militar, bem como os impactos destes enunciados no presente, no que diz respeito às rupturas e continuidades no que tange a este passado ditatorial. Nesse sentido, este trabalho vai ao encontro de uma perspectiva mais problematizadora dos conteúdos históricos discutidos em sala de aula, em detrimento de uma concepção meramente conteudista do ensino. Desse modo, considero fundamental que o professor de História fomente debates no ambiente escolar, compreendendo que esta disciplina deve proporcionar reflexões críticas sobre o passado, principalmente no que diz respeito a sua intersecção com o tempo presente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDitadura militarpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectThe military dictatorshippt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAs memórias construídas sobre a ditadura militar no Brasil: debates em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em História e Cultura no Brasil Contemporâneo



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons